Carnaval 2010: Ilê Aiyê desfila pela primeira vez sem a ‘bênção’ de Mãe Hilda

A tradicional saída do Ilê Aiyê na rua do Curuzu – no bairro da Liberdade, maior reduto de afrodescendentes do país – na noite do sábado de carnaval ocorreu com o mesmo brilho de sempre, mas no ar pairava um clima de saudade. Pela primeira vez desde a fundação em 1974, o “Mais Belo dos Belos” partiu para o desfile sem a “bênção” da matriarca do bloco, Mãe Hilda dos Santos.

Em 36 anos de história, o Ilê Aiyê sempre combateu o racismo. Apesar de não permitir o desfile de brancos, o bloco tem inúmeros simpatizantes em diversos estados brasileiros e países do mundo. A saída do Ilê é sempre acompanhada por europeus e norte-americanos.

Antes da partida do bloco que é um dos mais tradicionais do carnaval de Salvador, o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, recebeu o governador da Bahia, Jaques Wagner e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef que participa da folia baiana pela primeira vez.

Em sua chegada, a ministra conversou com os jornalistas, cumprimentou o público e destacou a alegria do povo baiano.

Este ano, o bloco homenageia Pernambuco ressaltando as inúmeras manifestações culturais e de cunho sincrético-religioso e ligadas ao universo afro naquele estado. Outro homenageado do Ilê é o ator baiano Lázaro Ramos, que chegou ao Curuzu vestido com a fantasia do bloco.

A Rainha da Beleza Negra, Gisele dos Santos, também fez o pedido de um carnaval de paz, “não só para os integrantes do Ilê, mas para todos os foliões do carnaval da Bahia.

Mais uma vez, mães e filhos de santo realizaram o ritual das pombas e do milho branco que representa um pedido de paz para o desfile do bloco na avenida. Terminada a cerimônia, a bateria do Ilê iniciou a caminhada pelas ruas da liberdade, que só termina durante a madrugada com a chegada dos foliões ao Campo Grande.

Programação – O Ilê volta a desfilar na avenida nesta segunda-feira (15) com a concentração na Rua Araújo Pinho (Canela) para o desfile previsto a partir das 19h no circuito Osmar (Campo Grande), descendo a Avenida Sete até a Praça Castro Alves, retornando pela Rua Carlos Gomes até os Aflitos.

Na terça-feira, está prevista para ser feita na Rua Chile. O cortejo passa pela Praça Castro Alves, seguindo pela Rua Carlos Gomes e retornando para a Avenida Sete na altura da Casa de Itália.

+ sobre o tema

Priscilla Feniks expõe o genocídio da população negra no clipe “Só a Gente Sabe”

Cheia de atitude, Priscilla Feniks lançou nesta última quinta-feira...

Forest Whitaker entra para elenco de ‘Pantera Negra’, da Marvel

Forest Whitaker entra para elenco de 'Pantera Negra'. O ator...

Modelos participam de seleção para desfilarem no Afro Fashion Day

Desfila pra cá, faz carão, posa pra lá. Foi...

para lembrar

Encontrada em banheira, filha de Whitney Houston “luta pela vida”

A filha da falecida cantora Whitney Houston está lutando...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...

Inspirado em filho adotivo, americano cria curativos para pele negra

Quando seu filho Kai machucou a testa, o americano...

Kim Kardashian mostra pela primeira vez o rosto do filho Saint

Finalmente o mundo conheceu o rostinho de Saint Kardashian...
spot_imgspot_img

Veja o trailer de “Uma Dobra no Tempo”, de Ava DuVernay

Saiu o aguardadíssimo primeiro trailer de Uma Dobra no Tempo, filme dos estúdios Walt Disney dirigido por Ava DuVernay, conhecida principalmente por Selma – Uma Luta...

Oprah está simplesmente divina no 1º trailer de ‘Uma Dobra no Tempo’

Já estamos ansiosos para o filme! Saiu o primeiro trailer oficial do novo filme da Disney, Uma Dobra no Tempo, e já estamos ansiosos para a estreia...

Pantera Negra – Atriz fala sobre “mulheres guerreiras” de Wakanda: “Elas são o FBI por lá”

A atriz Danai Gurira, conhecida dos fãs de The Walking Dead como a durona Michonne, vai interpretar outra mulher forte em Pantera Negra: a líder das...
-+=