Carnaval/PE: Maracatu Leão Coroado comemora 150 anos

 

O Maracatu Leão Coroado, tradicional agremiação do Carnaval de Pernambuco, completa 150 anos com rituais de obrigações religiosas e exposição fotográfica em cartaz na Torre Malakoff (Praça do Arsenal, no Recife Antigo).

Por: Ivan Mauricio

Mestre Afonso Aguiar assume a organização grupo e as obrigações religiosas, além de abrir as portas para os simpatizantes não ligados ao candomblé. O Leão Coroado é o maracatu mais antigo sem interrupção de atividade desde a sua fundação.

História

O dia 8 de dezembro – data da fundação do Leão – tem grande significação para os seus integrantes. É o dia em que se comemora as festas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, para os católicos, e dia de Iemanjá, para o culto nagô.

O forte do maracatu de baque virado é a sua tradição religiosa. Seus componentes básicos são o porta-estandarte, o rei e a rainha, as damas do paço com as calungas, os batuqueiros. É assim que desfila durante o período do carnaval.

“Por ser um folguedo de escravos, que eram analfabetos, não há registros documentais. A preservação da sua tradição deve-se, principalmente, à história oral”, pontuou Lúcia Gaspar, bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco, em depoimento ao site da instituição.

Fonte: SRZD

-+=
Sair da versão mobile