Carnaval: Samba da Vila Isabel em homenagem a Martinho traz reforma agrária

Carnaval: Samba da Vila Isabel em homenagem a Martinho traz reforma agrária

FONTEPor Lucas Rocha, da Revista Fórum
O cantor e compositor Martinho da Vila (Foto: Márcio Alves / Agência O Globo)

A Unidos de Vila Isabel escolheu, na quarta-feira (30) o samba que vai entoar no carnaval de 2022 para homenagear Martinho da Vila, cantor e compositor que faz parte da história da agremiação e do carnaval carioca.

A composição de autoria de Evandro Bocão, André Diniz, Dudu Nobre, Professor Wladimir, Marcelo Valença, Leno Dias e Mauro Speranza foi a escolhida em uma das finais mais aguardadas dessa etapa de disputas de sambas-enredo.

O hino da azul e branco em 2022 faz jus ao enredo do carnavalesco Edson Pereira e relembra grandes carnavais que tiveram o samba assinado por Martinho, como “Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira”, “Memórias do Pai Arraia” (homenagem a Miguel Arraes) e “Festa no Arraiá” (campeão em 2013).

Quando o samba cita o desfile de 2013 – sobre o campo – faz questão de incluir “reforma agrária”. Quando participou da composição de Festa no Arraiá, Martinho havia feito a exigência pela inclusão do termo, o que acabou não acontecendo. Isso foi assunto até no portal do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Sob ameaça de romper com o grupo, surgiu a ideia de usar incluir o verbo “partilhar” [a terra], o que agradou o sambista.

Desta vez, com Martinho homenageado, a reforma agrária não podia faltar na letra.

Ouça e confira a letra do hino que a Vila Isabel levará para homenagear Martinho em 2022:

-+=
Sair da versão mobile