Casa Sueli Carneiro é espaço de celebração, formação e memória

FONTEPor Bianca Santana, no ECOA
Arte: Danilo de Paulo

Imagine Sueli Carneiro e Cidinha da Silva conversando na sala de uma casa, e então chega Luiza Bairros. No quintal, Arnaldo Xavier finaliza um poema. Enquanto na cozinha, Jurema Werneck, Lucia Xavier e Nilza Iraci preparam a feijoada. A casa onde Sueli Carneiro viveu por 40 anos foi abrigo para partilhas de intelectuais e ativistas do movimento negro e do movimento de mulheres negras por décadas. Reuniões e celebrações importantes aconteceram no sobrado geminado do Butantã, próximo à Cidade Universitária, que recebeu até um terreiro de candomblé. Ativistas e intelectuais de todo o país, que precisavam de abrigo, passaram temporadas no espaço onde Sueli Carneiro escreveu sua obra.

Abrir as portas para abrigar institucionalmente variadas expressões de ativismo e intelectualidade negra é o objetivo da Casa Sueli Carneiro. Assim como organizar, digitalizar e tornar acessíveis documentos, fotografias, recortes de jornal e atas de reuniões para pesquisadoras e pessoas interessadas na nossa história. Movimentando o legado de Sueli Carneiro, que vai de performances e peças de teatro a teses de doutorado e novos livros. Oferecendo atividades formativas variadas a partir de epistemologias negras.

Nestes dias difíceis de Brasil, estamos trabalhando para abrir as portas e mostrar o que temos de mais bonito: conexão com nossa ancestralidade e memória; repertório de luta do movimento negro e do movimento de mulheres negras.

Nós, falando por nós, para toda a sociedade. Pavimentando caminhos para futuros de liberdade, solidariedade e justiça.

Que honra compor, com Luanda Carneiro Jacoel, Ana Letícia Silva e Natália Sena Carneiro, a equipe da Casa Sueli Carneiro.

 

Fonte:  Por Bianca Santana, no ECOA
-+=
Sair da versão mobile