Casaldáliga recusa homenagem em protesto contra Janete Riva

Com trajetória que o colocou contra os poderosos em defesa dos posseiros de São Félix e Luciara e um histórico de lutas pelos pobres do Araguaia, Casaldáliga se recusa a dar nome a prêmio de jornalismo em protesto contra a Secretária de Cultura.

Por: Fernanda Leite

O Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga que receberia uma homenagem em seu nome na premiação de jornalismo organizado pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo – Coetrae – MT, pediu para que o Governo do Estado cancele a homenagem devido às acusações contra a secretária de Cultura Janete Gomes Riva da prática de trabalho escravo. Para o religioso é contraditório manter nos quadros do governo, em função de destaque, alguém acusada de manter sete pessoas em condições análogas à escravidão em uma de suas fazendas na região de Juara.

Para Casaldáliga é uma incoerência o Governo criar um prêmio que incentiva trabalhos jornalísticos contra o tratamento análogo à escravidão e manter em seus quadros alguém sobre quem pese esse tipo de acusação.

A prelazia e a luta em favor de posseiros e oprimidos

Casaldáliga é conhecido nacionalmente por ter sido a primeira pessoa no país a denunciar a existência de trabalho escravo no Brasil no ano de 1971. Até então o problema era desconhecido pela população e distante da agenda jornalística.

A celeuma foi levantada pela condição de Janete Riva que consta na lista “suja do trabalho escravo”.

Os fatos

No ano de 2010, o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE , o Ministério Público do Trabalho – MPT e a Polícia Civil – PC – vistoriaram a fazenda da secretária no município de Juara e encontraram empregados sem registro em carteira e trabalhando em condições extremamente precárias no serviço de roçada de pasto.

Segundo protesto contra Janete

Pela segunda vez Janete Riva é repudiada por fazer parte do staff de Silval. Na semana passada o Fórum Estadual de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso pediu a exoneração da secretária por integrar a lista “suja do trabalho escravo”.

Veja na integra a nota do Bispo

“Considerando que a fazenda de propriedade da secretária de cultura do Estado de Mato Grosso, Janete Riva, consta da Lista Suja de Trabalho Escravo do Ministério do Trabalho, eu peço que meu nome seja retirado do prêmio do concurso de jornalismo organizado pela COETRAE/MT”.

Atenciosamente,

Pedro Casaldàliga.

Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT

O pedido de retirada de seu nome da homenagem foi protocolado no próprio COETRAE, Casa Civil e no gabinete do Governador, nesta segunda-feira 25/02.

Fonte: Turma do Epa

-+=
Sair da versão mobile