CCJ recebe programação ‘África em Nós: Memórias e Culturas Africanas’

CCJ recebe programação ‘África em Nós: Memórias e Culturas Africanas’

Whellder Guelewar

No mês de junho, o projeto Terça Afro aborda o tema da herança africano que é de África dentro de nós , em formas de relações, posicionamento da comunidade negra e  algumas culturas do território africano. Dessa forma a temática aborda desde a musica moderna a cultura tradicional, ancestralidade e diáspora. Convidamos a todos para uma participação a partir de cheiros, poesia, corporeidade e ritmos.

Ba Kimbuta

O artista se identifica com a luta e mergulha de corpo e alma no movimento hip-hop, e logo funda a banda Uafro, onde atua como vocalista e compositor. Na sua história de resistência mantêm sua ancestralidade como foco de emancipação do povo negro e, vem levantar as questões de como o negro vem se afirmando e se (re)conhecendo através da musica numa troca de ideia sobre o Rap e o Afrocentrismo nessa construção.Dia 03/06 às 19h no CCJ.

Kiusam de Oliveira

Escritora, Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Educação Especial. Arte-educadora – bailarina, coreógrafa e contadora de histórias.

“Entre a cabaça e a água: A energia feminina na corporeidade ancestral africana”
Uma reflexão sobre os efeitos da literatura em suas diversas formas e estilos nas vidas de crianças, jovens e adultos é um caminho fértil para compreender comportamentos frente a diversidade. O intuito desta atividade é compartilhar mitos iorubanos e pensar na presença feminina e posturas focando na construção de identidades negras. O corpo é meio e fim para que tais conhecimentos sejam apreendidos e para que a corporeidade negra ganhe contorno, destaque e aflore. Dia 10, às 19h, no CCJ.

Michel Yakini

Escritor, arte-educador e produtor cultural. Publicou “Acorde um verso”. Co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo, representante Regional da Fundação Cultural Palmares em SP e colunista do Jornal Brasil de Fato (versão online).  O autor traz literatura como forma de afirmação de identidade negra em suas mais diferentes dimensões. Para este encontro, tornaremos possível ao público não apenas dialogar com esta importante figura do atual cenário cultural de São Paulo, bem como também a chance de compartilharmos com ele da oficina “cheiro das palavras”, levando-nos por um caminho que vise explorar nossos sentidos. Dia 18, às 19h, no CCJ.

Ballet Afro Koteban

O grupo apresentará em uma conversa musicada o trabalho de pesquisa do Ballet Afro Koteban que tem como foco a religação com a cultura africana a partir do povo Mandingue, proporcionando uma leitura real desse povo e de sua cultura.

A cultura Mandingue, que serve de referência para o Koteban, se refere a cinco países: Guiné, Mali, Senegal, Burquina Faso, Costa do Marfim. Dia 24, às 19h, no CCJ.

SERVIÇO

O QUE
Terça Afro África em nós: Memórias e culturas africanas
QUANDO:
  • de 3 a 03/06
    • Terças das 19:00 às 21:00
  • de 10 a 10/06
    • Terças das 19:00 às 21:00
  • de 18 a 18/06
    • Terças das 19:00 às 21:00
  • de 24 a 24/06
    • Terças das 19:00 às 21:00

Adicionar à minha agenda do Google

QUANTO
Catraca Livre
ONDE
Centro Cultural da Juventude – CCJ 
http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br/
Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – (próximo ao terminal de ônibus Cachoeirinha)
Vila Nova Cachoeirinha – Norte
São Paulo
(11) 3984-2466

VER NO MAPA

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário Whellder Guelewar da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Fonte: Catraca Livre

-+=
Sair da versão mobile