Censo 2022: comunidades quilombolas serão retratadas pela 1ª vez

São 5.972 localidades em todo Brasil; Censo começa nesta segunda (01)

FONTEAgência Brasil, por Mara Santos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As comunidades quilombolas serão retratadas pela primeira vez no Censo 2022. Para este grupo foram considerados os territórios quilombolas delimitados pelo Incra e pelos institutos estaduais de terra. Também foram mapeados os agrupamentos quilombolas identificados pelo IBGE e outras localidades não definidas em setores censitários que vieram a constituir áreas quilombolas. Somadas a fontes o Instituto chegou a 5.972 localidades quilombolas no Brasil.

Assim como no questionário destinado aos povos indígenas na abordagem aos quilombolas haverá abertura restrita de quesitos quando o recenseador estiver em uma área quilombola. A pergunta será você se considera quilombola? Se a resposta for positiva o morador deverá responder ainda o nome de sua comunidade. Com essas respostas será conhecido o número de quilombolas existentes no país e que comunidades pertencem.

Entre as novidades nos questionários do censo deste ano estão temas nunca antes investigados como diagnóstico de transtorno do espectro autista por profissional de saúde e coleta do CPF dos informantes para uma melhor qualidade de cobertura da operação.

-+=
Sair da versão mobile