Chadwick Boseman recebe indicação póstuma ao Oscar por ‘A Voz Suprema do Blues’

FONTEO Globo
Por seu trabalho em "A Voz Suprema do Blues", Chadwick Boseman foi indicado postumamente ao prêmio de melhor ator nesta edição do Oscar. Foto: Reprodução

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou na manhã desta segunda-feira a lista de indicados a 93ª edição do Oscar. Entre os indicados na categoria de melhor ator está Chadwick Boseman, por sua performance como o trompetista Leeve em “A Voz Suprema do Blues”, da Netflix.

O ator morreu em agosto do ano passado, aos 43 anos, após 4 anos, vítima de um câncer de cólon que tratava há quatro anos. Boseman se consagrou mundialmente por ter protagonizado “Pantera Negra” em 2018, mas atuava em seriados desde 2003. A produção da Netflix foi o último filme gravado por ele, e o fez se tornar presença constante nas premiações, disparando como um favorito. Há algumas semanas foi premiado pelo Globo de Ouro.

Boseman se tornou um símbolo de representatividade durante sua carreira, além de ter dado vida ao príncipe de Wakanda, o primeiro super-herói de ascedencia africana das histórias em quadrinho, também encarnou Jackie Robinson, James Brown e Thurgood Marshall, negros pioneiros em suas áreas. Após sua morte, recebeu homenagens de diversas personalidades importantes, como Oprah Winfrey, Barack Obama, Joe Biden e Beyoncé.

“A Voz Suprema do Blues” recebeu 5 indicações a premiação, e a atriz Viola Davis comemorou a conquista em suas redes sociais. Ela protagonizou o filme junto à Boseman, tendo sido indicada a categoria de melhor atriz.

“Absolutamente emocionada! Parabéns a toda a equipe! Merecido!”, publicou.

Apesar de ser improvável, essa não é a primeira vez em que alguém recebe uma indicação após sua morte, mais de 60 artistas já passaram pelo mesmo na premiação, sem contar os vencedores de prêmios honorários. Um dos casos mais emblemáticos é o de Heath Ledger, que ganhou o prêmio de melhor ator após sua aclamada performance em “O Cavaleiro das Trevas”, em 2008. A crítica especializada acredita que Boseman possa ter o mesmo destino.

 

Fonte: O Globo
-+=
Sair da versão mobile