Chamada para pesquisadoras negras e negros interessados em pleitear vagas em programas de pós-graduação – 2020

 

  1. Apresentação

O Geledés – Instituto da Mulher Negra e Anis – Instituto de Bioética convidam pesquisadoras negras e negros interessados em participar de processos seletivos em programas de pós-graduação a enviar propostas para fazer parte de grupo preparatório para escrita de projeto e cumprimento de requisitos de chamadas de programas de mestrado ou doutorado, nacionais e internacionais.

  1. A tutoria

O acompanhamento para orientação e tutoria terá como objetivo promover a troca de saberes e experiências entre professoras e professores tutores e candidatas e candidatos negros interessados em pleitear vagas de mestrado ou doutorado em programas de pós-graduação nacionais ou internacionais. A tutoria tem como objetivo discutir as etapas para a construção de um projeto de pesquisa para participação em processos seletivos de programas de pós-graduação, bem como as etapas previstas no edital de seleção do programa escolhido pela candidata ou candidato. As candidatas e candidatos não serão preparados para as provas teóricas escritas ou orais.

O grupo de tutoras e tutores será formado por 04 professoras e professores do campo das ciências sociais, com ênfase em temas relacionados à: sociologia do desenvolvimento e desigualdade; saúde pública; gênero e feminismo; direito; bioética.

2.1.Duração e encontros

A tutoria terá duração de aproximadamente 12 semanas. Serão realizados encontros quinzenais na modalidade virtual para discussão das etapas de construção do projeto de pesquisa coletivamente com todas e todos participantes selecionados. Cada participante também contará com uma tutora ou tutor que acompanhará o trabalho individual.

As candidatas e candidatos selecionados que porventura não tenham acesso regular à internet terão custeados um pacote de banda larga para viabilizar a participação durante toda a duração do processo de tutoria e acompanhamento.

2.2.As candidatas e candidatos deverão ter disponibilidade de ao menos 10 (dez) horas semanais para o desenvolvimento das atividades. 

2.3.O cronograma e temas específicos de cada encontro serão disponibilizados na primeira reunião virtual com os selecionados. A tutoria abarcará temas relacionados a:

2.3.1 Levantamento bibliográfico; Questões e perguntas de pesquisa; Escrita acadêmica; Entrevistas no processo seletivo; Composição do currículo; Escrita de cartas de apresentação e recomendação.

2.4.Esta tutoria não contemplará aulas teóricas para as provas específicas de conteúdo dispostas em editais de pós-graduação. 

  1. Inscrições

Podem se inscrever nesta chamada pesquisadores e pesquisadoras negras de todas as idades, interessadas em ingressar em programas de pós-graduação nacionais ou internacionais.

3.1.Disponibilidade de vagas:

Serão disponibilizadas 8 vagas.

3.2.A seleção se dará sob uma perspectiva interseccional e dará prioridade para pessoas que contemplem algum dos seguintes critérios:

Pessoas negras;

Moradoras de periferias;

Mulheres;

Pessoas trans;

Estudantes oriundas de escola pública.

3.3.As candidatas que desejam se inscrever na seleção deverão preencher o formulário neste link:

Acesse o Formulário

3.4.O formulário deve ser integralmente preenchido e enviado com todos os campos completos, inclusive o arquivo de currículo, até as 23h59 do dia 13/08/2020, quinta feira. 

  1. Cronograma da chamada: 

4.1.As etapas do processo seletivo serão realizadas de acordo com o cronograma a seguir:

Período de inscrições  08/08/2020 a 13/08/2020
Divulgação das selecionadas 17/08/2020
Início das atividades 20/08/2020
Finalização 06/11/2020
-+=
Sair da versão mobile