Ciclo de MiniCursos: Negritudes e branquitudes: algumas abordagens necessárias ao combate do racismo

Ciclo de MiniCursos Negritudes e Branquitudes: algumas abordagens necessárias ao combate do racismo

Do Allevents

O que significa ser negro em um país onde a composição histórica torna a cor da pele um parâmetro para avaliação?

É partindo desse questionamento que a Ong Rio Vida, composta por afrodescendentes, propõe um lugar de reflexão sobre temas que possam alavancar as lutas de combate ao racismo, dentro do cotidiano brasileiro.

Assim, em parceria com a Incubadora Rio Criativo, propomos a realização de um Ciclo de MiniCursos que irão abordar temáticas históricas e contemporâneas sobre as condições sociais da formação do povo brasileiro, em uma análise ampla e afrocentrada, que nos faça refletir sobre a negritude, a branquitude, privilégios e retrocessos.

Após a realização do primeiro mini curso no dia 10/05, já estamos a todo vapor na produção para o segundo encontro, dia 17/05, ás 18h30, que terá como facilitador o pesquisador em relações étnico raciais Humberto Manoel e como tema: A cor da palavra para acordar a palavra: da arte da resistência à reexistência através da arte.

Nesse dia iremos abordar a homologação do Estatuto da Igualdade Racial, lei 12.888 de 20 de julho de 2010, e o intercâmbio cultural sobre as conquistas históricas do povo negro ao longo do mundo, afim de que sejam discutidas todas as formas de combate ao racismo e desigualdades econômicas e sociais dos negros. É em cumprimento da lei 10.639/03, onde se torna obrigatório a inclusão da História da África e dos afrodescendentes com as suas culturas que buscamos desenvolver este projeto. O combate ao racismo, sexismo e as diversas formas de discriminação devem ser uma luta constante de toda a sociedade.

A ONG Rio Vida, fundada em 2002, tem a missão de gerar novos caminhos, desenvolver a cidadania e promover o desenvolvimento social, profissional e humano de homens e mulheres negrxs. Idealizada pelo militante negro Arcelio Faria, visa ser uma instituição de apoio à cidadania da população afrodescendente, potencializando a apropriação cultural a partir da educação afro referenciada.

SERVIÇO:
O que? Ciclo de MiniCursos

Quando? 17/05, ás 18h30. Tema: A cor da palavra para acordar a palavra: da arte da resistência à reexistência através da arte

Local? Incubadora Rio Criativo. Rua Frederico Silva, nº 86, Bloco B, 7º Andar – Centro – Rio de Janeiro / RJ

Quanto? R$35 por minicurso (Os recursos arrecadados serão destinados à própria realização dos cursos) *O pagamento deve ser feito no dia do evento

Vagas? 45

Inscrição: https://goo.gl/505RVe

Contatos: contatoriovida@gmail.com

-+=
Sair da versão mobile