Cidade de Deus está em lista de melhores filmes estrangeiros

FONTEDo Rolling Stone
Cena do filme (Foto: Cidade de Deus /Reprodução)

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi eleito o quarto melhor filme estrangeiro da década pela revista norte-americana Paste. A publicação listou os “25 títulos essenciais” produzidos fora dos Estados Unidos a partir do ano 2000.

O Labirinto do Fauno, do mexicano Guillermo del Toro, encabeça o ranking. Na segunda posição vem O Tigre e o Dragão, do taiwanês Ang Lee, seguido por O Escafandro e a Borboleta, produção francesa dirigida pelo norte-americano Julian Schnabel.

Na frente de hits cinematográficos como Fale Com Ela e Volver, de Pedro Almodóvar, e O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, do francês Jean-Pierre Jeunet, a história de Zé Pequeno e cia. é exaltada pela revista. O filme teria sido “a surpresa do Oscar 2004”, por ter recebido quatro indicações em “um dos raros momentos de clareza da Academia”. A publicação ainda aponta que Cidade de Deus “não precisa de prêmios para ganhar espaço na história do cinema”.

O filme colombiano Maria Cheia de Graça, do diretor norte-americano Joshua Marston, ficou com 25ª posição, atrás da animação francesa Persépolis. Veja abaixo o ranking completo:

1 – O Labirinto do Fauno
2 – O Tigre e o Dragão
3 – O Escafandro e a Borboleta
4 – Cidade de Deus
5 – Fale Com Ela
6 – A Viagem de Chihiro
7 – Amor à Flor da Pele
8 – A vida dos Outros
9 – Amores Brutos
10 – Cache
11 – 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
12 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
13 – E Sua Mãe Também
14 – The Best of Youth
15 – Ninguém Pode Saber
16 – Entre os Muros da Escola
17 – Yesterday
18 – Paradise Now
19 – A Queda – As Últimas Horas de Hitler
20 – Gomorra
21 – Oldboy
22 – Deixe Ela Entrar
23 – Volver
24 – Persépolis
25 – Maria Cheia de Graça

 

-+=
Sair da versão mobile