Cineasta Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da SPCINE

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Viviane Ferreira (Foto: Imagem retirada do site Glamurama)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia que a cineasta e advogada Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da SPCine. Especialista em políticas do setor audiovisual pela UNB e advogada com atuação voltada para o direito público, Viviane assume a empresa municipal do cinema com a missão de dar continuidade ao trabalho de amparo e desenvolvimento do setor audiovisual na cidade.

Nascida em 1985 na cidade de Lauro de Freitas, criada no bairro do Coqueiro Grande, em Salvador, na Bahia, Viviane é moradora de São Paulo há mais de uma década. Ela dirigiu o longa-metragem Um Dia Com Jerusa (2020), exibido com destaque em eventos como o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival de Tiradentes; documentários como Pessoas – Contar Para Viver (2019); e o curta O Dia de Jerusa (2014), que esteve na seleção de festivais internacionais como de Cannes e de Roterdã.

Em agosto passado, Viviane foi eleita presidente do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Ela também tem atuação profissional na advocacia voltada para o direito público, com foco em direito autoral e cultural, e concluiu o mestrado em políticas de comunicação e cultura pela Universidade de Brasília em 2019. Sua atuação acadêmica, jurídica e cinematográfica se desenvolve ao redor de temas como políticas públicas e modelos de negócio do audiovisual, cinemas e audiovisuais negros, direitos humanos e direito cultural.

“A Spcine faz parte de uma política de Estado que inova e aponta nortes para o setor audiovisual e cultural da cidade de São Paulo, mas que também influencia o Brasil inteiro”, diz Viviane. “Vivemos um momento político muito delicado, no qual o setor cultural precisa explicar todos os dias a sua importância para a economia e desenvolvimento do país, com todas as especificidades do campo audiovisual. A Spcine deve continuar atuante, contribuindo com o debate e implementando ações que nos permitam enfrentar os desafios políticos do momento.”

Laís Bodanzky, Viviane Ferreira e Alê Youssef. (Foto: Secretaria Municipal de Cultura)

A nova diretora-presidente afirma que chega com boas expectativas para “a construção de pontes e diálogos que possam garantir um ambiente que nos permita trabalhar dando continuidade, aprimorando e inovando nas ações protagonizadas pela empresa”.

Viviane Ferreira assume o cargo de Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine desde fevereiro de 2019.

“Desde que Laís Bodanzky aceitou nosso convite para assumir a presidência da Spcine, deixou clara sua disposição de se dedicar por dois anos à estruturação e valorização da empresa municipal e do próprio setor audiovisual na cidade de São Paulo”, comenta o secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Alê Youssef. “Abrindo mão temporariamente de sua celebrada e premiada carreira, Laís posicionou São Paulo no topo do audiovisual brasileiro e foi certamente a melhor presidente que Spcine já teve. Muito obrigado, Laís.”

“Com orientação do prefeito Bruno Covas, iniciamos junto com a Laís um período de transição para uma nova gestão onde a palavra de ordem é continuidade”, diz Youssef.

“Tenho certeza de que com todo seu conhecimento, capacidade de articulação e ativismo, Viviane vai dar procedimento ao crescimento da SPCine, participar do nosso trabalho de posicionamento da cultura na centralidade do desenvolvimento econômico e social da cidade e agregar demais na luta coletiva de amparo, defesa e valorização da nossa cultura nesse período tão difícil”, completa o secretário.

Informações à imprensa

Secretaria Municipal de Cultura

Guilherme Sobota | Gabriel Fabri

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

Foto em destaque: Reprodução/ Glamurama 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 
-+=
Sair da versão mobile