Circuito Favela Criativa chega à Zona Portuária

Enviado por / FonteDo Brasil 247

Depois de passar por Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos e Cidade de Deus, o Circuito Favela Criativa, a primeira maratona cultural das favelas cariocas, chega à Zona Portuária do Rio neste fim de semana (29 e 30 de agosto). O Largo São Francisco da Prainha receberá por dia oito horas seguidas de música, dança, artes visuais, oficinas, gastronomia e artesanato, das 14h às 22h. “O Circuito fez um grande levantamento das ações culturais das favelas, mostrando que, nesses lugares, não tem só funk e samba, mas tem também rock, cinema, moda e ações culturais tradicionais, como Bumba Meu Boi e Folia de Reis”, diz a idealizadora e coordenadora do projeto, Marina Vieira

Zona Portuária em festa

Região recebe, neste fim de semana, o Circuito Favela Criativa. Música, dança e arte urbana fazem parte da programação

Depois de passar por Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos e Cidade de Deus, o Circuito Favela Criativa, a primeira maratona cultural das favelas cariocas, chega à Zona Portuária do Rio neste fim de semana (29 e 30 de agosto), mais precisamente ao Largo São Francisco da Prainha, que recebe uma intensa programação. Por dia, serão oito horas seguidas de música, dança, artes visuais, oficinas, gastronomia e artesanato, das 14h às 22h. O objetivo do projeto, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e coordenado pela Mil e Uma Imagens, é mostrar que as ações culturais nas favelas vão muito além do funk e do samba.

“O Circuito fez um grande levantamento das ações culturais das favelas, mostrando que, nesses lugares, não tem só funk e samba, mas tem também rock, cinema, moda e ações culturais tradicionais, como Bumba Meu Boi e Folia de Reis. Os principais objetivos são levantar, mapear e apresentar essas ações, que são ricas, plurais e dialogam entre si, tanto para o público quanto para outros grupos, no sentido de dar palco, luz e som de qualidade para que eles se sintam reconhecidos. Muitos nem se sentem artistas, até por causa de baixa auto-estima”, diz a idealizadora e coordenadora do projeto, Marina Vieira.

Entre os destaques da programação, o som do Raízes da Liberdade, a mistura de hip hop, funk dos anos 1970 e black music do Baile Black Bom, que, desde 2013, arrasta de 4 a 5 mil pessoas até a Pedra do Sal, nos segundos sábados de cada mês, e a oficina de literatura Letra Tera, que faz sua estreia, depois de seis meses de planejamento. “Esta vai ser a a primeira oficina que vou fazer para o público, estou dando início ao projeto. a oficina começou com um desejo de poder dar ferramentas para as pessoas para que elas possam escrever suas próprias histórias. No final de semana, se conseguirmos sair de sala com uma história escrita, já seria um ganho”, comenta o idealizador do projeto, Felipe Boaventura, de Santa Cruz.

Marina aponta outros destaques. “Teremos a velha guarda da Vizinha Faladeira, o DJ Mam, a Banda da Conceição, que atrai muito público, o Tambores de Olokum, que é um bloco que resgata os ritmos maracatu e negros, o Afoxé dos Filhos de Gandhi, que vai abrir o evento com uma roda de samba. Todos os artistas selecionados são da região ou estão ligados a ela de alguma forma. Estamos trazendo também um grupo chamado Mangue Band, de Manguinhos, outro chamado Soul de Brasileiro, de Vila Kennedy, e o Noite Faveleira, que faz muito sucesso em Acari. Esses já são destaques do Circuito que estamos trazendo. O projeto está produzindo seus próprios hits, o que é muito bacana”.

Circuito invade a Pequena África

A Zona Portuária, que passa por um intenso processo de revitalização, abriga locais importantes para a cultura africana, como a Pedra do Sal, o Cemitério dos Pretos Novos e o Cais do Valongo, por onde estima-se que um milhão de negros tenham adentrado a cidade para serem comercializados como esravos. Depois de cerca de um século aterrado, acabou sendo redescoberto recentemente, graças às obras.

“A região portuária ficou tanto tempo ‘largada’, mas, de alguma forma, preservou uma cultura ríquissima, que dialoga muito com a cultura negra, que esteve lá presente esse tempo todo. Acho que vai ser o circuito mais interessante. Lá tem a Vizinha Faladeira, que é uma das primeiras escolas de samba do Rio, por exemplo. Tem uma cultura muito forte e impactante que não tinha tanta visibilidade. Acho que o Circuito está ajudando a dar essa visibilidade e a mostrar esse conjunto de ações culturais da região. O porto está numa posição central e atende à Zona Sul, ao Centro e à Baixada Fluminense, então ele consegue um público muito interessante e eclético”, afirma a coordenadora do projeto, fazendo um balanço do circuito até agora. “O público tem gostado muito e tem me surpreendido, porque a maior parte das comunidades não conhece suas próprias atividades culturais. Tem sido bem prazeroso para todo mundo”.

Em setembro, o projeto segue para o Complexo do Alemão/Penha (dias 5 e 6) e Grande Tijuca (dias 12 e 13), com apresentações aos sábados e domingos, das 14h às 22h.

Saiba mais em Programação Cultural.

+ sobre o tema

Snoop Dogg pode estrelar sitcom do canal NBC

Snoop Dogg pode estrelar uma comédia no canal norte-americano...

Toni Garrido diz que prefere usar a palavra ‘afrodescendente’

Não faz muito tempo que foi instituído no Brasil...

African Fashion Show – A moda e modelos da África

Apresentação do African Fashion Show com modelos e moda...

Oprah Winfrey vai entrevistar filha de Whitney Houston

Oprah Winfrey vai entrevistar a filha de Whitney Houston,...

para lembrar

Jovens de favelas do Rio dançam em Nova York

Apesar da responsabilidade de se apresentar no principal polo...

A favela precisa ser vista e ouvida

A importância de um veículo da envergadura e da...

Dom: a favela como fetiche de cineasta zona sul

Um filme, apesar das novas dinâmicas de transmissão, em...

UPPs, especulação imobiliária e desigualdade

Valorização da terra, nas favelas “pacificadas” do Rio, atrai cobiça...
spot_imgspot_img

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como vivem os pobres já instigava a elite vitoriana, quando os chamados cidadãos de bem visitavam...

Com poesia e didatismo, “Favela” exala o perfume de uma “flor em resistência”

A Jatropha phyllacantha, flor que nasce no sertão baiano, é o fio (buquê?) condutor para que Adriele Oliveira leve o leitor a um universo...

Favela: A verdadeira startup brasileira?

Nas últimas semanas tem sido apresentado uma série de reportagens, nos mais variados órgãos de nossa imprensa, em que destaca as favelas enquanto exemplos...
-+=