Co-fundador dos Panteras Negras, Elbert “Big Man” Howard, morre aos 80 anos

FONTEDo Portal Rap Mais
Elbert “Big Man” Howard (Foto: Peter Simins/Associated Press)

Elbert “Big Man” Howard, co-fundador do Partido dos Panteras Negras que atuou como editor de jornal e diretor de informações – e foi fundamental para os programas sociais da organização – morreu na segunda-feira 23 de julho em Santa Rosa, Califórnia .

Howard foi uma das seis pessoas que fundaram o Partido dos Panteras Negras para a Autodefesa, em Oakland, em outubro de 1966, junto com Bobby Seale e Huey Newton. A organização política começou patrulhando a polícia por possíveis abusos contra os negros.

Nascido em 1938, em Chattanooga, Tennessee, Howard cresceu em meio a um clima de violência racial aguda; Quando criança, ele viu um de seus parentes sendo chicoteado por membros da Ku Klux Klan, relata Chris Smith, da Press Democrat.

Com seu passado militar, Howard conseguiu ensinar seus companheiros panteras a manusear suas armas. Com um grande afro e seus óculos escuros de assinatura, ele certamente cortou uma figura imponente – seu apelido era “Big Man”.

Howard também editou o jornal dos Panteras, que vendeu 200.000 cópias por semana no auge, e viajou para a Europa e Ásia para encontrar capítulos da Black Panther lá. Ele também foi um autor, voluntário na discoteca de jazz, professor e ativista em Sonoma County, Califórnia, onde mais tarde ele fez sua casa. A causa da morte de Howard não foi revelada.

-+=
Sair da versão mobile