Com 30 mil imagens da cultura afro-baiana, fotógrafo vê acervo ameaçado

O desenvolvimento da consciência negra em Salvador foi retratado pelas lentes de Lázaro (Foto: Lázaro Roberto)

Filho de uma lavadeira de roupas e um estivador. Nascido e criado na periferia de Salvador. Lázaro Roberto sempre se interessou pelos movimentos e festas populares da capital da Bahia.

Por Kauê Vieira, do Hypeness 

O desenvolvimento da consciência negra em Salvador foi retratado pelas lentes de Lázaro (Foto: Lázaro Roberto)

 

Há 30 anos, sua vida se transformou e ele conseguiu, finalmente, realizar o sonho de documentar o que seus olhos tanto se interessavam. Com a fotografia, o artista iniciou a construção de um dos maiores acervos da cultura afro-baiana que se tem notícia.

“Eu sou uma pessoa que nasci em Salvador. Salvador é minha casa. Nasci e cresci vendo essa realidade. Quando eu consegui uma máquina fotográfica para ir à rua, já estava ambientado”, conta em conversa com a reportagem do Hypeness.

Com a humildade e determinação de quem sabe como funcionam as estruturas sócio-raciaissoteropolitanas e brasileiras, Lázaro Roberto luta para manter viva a memória negra da Bahia. “Até os 17 anos, carreguei trouxa de roupa na cabeça pra levar na casa dos brancos. É uma realidade conhecida”, dá o recado.

Ao lado de Raimundo Monteiro e Aldemar Marquês, ele criou o Zumvi Arquivo Fotográfico. Na década de 1990, o local se abrigava em um casão na Igreja Nossa Senhora da Penha, na Ribeira. Diante da falta de patrocínio, o acervo de 30 mil imagens está acomodado em um quarto nos fundos da sua casa no bairro periférico da Fazenda Grande do Retiro.

O Zumvi Arquivo Fotográfico leva a realidade da fotografia como discussão para as pessoas se verem. Antigamente, a gente não conseguia se ver. A fotografia tem um papel muito importante, com ela podemos ver como eram as coisas no passado e como são hoje. Acho fundamental que as pessoas toquem nas imagens, se observem, se vejam. É meu papel de fotógrafo e da minha entidade, Zumvi Arquivo Fotográfico.

Os registros são diversos e abrangem o período de 1978 a 2013, época onde a cultura da Cidade da Bahia pulsava. Lázaro registrou o nascimento e desenvolvimento do Movimento Negro e nuances do cotidiano peculiar da metrópole. No entanto, o que mais encheu seus olhos foram os passeios na Feira de São Joaquim.

A vida negra do Pelourinho pelo olhar de Lázaro Roberto (Foto: Lázaro Roberto)

Um dos lugares que eu gosto muito de fotografar e estou lá até hoje, é a Feira de São Joaquim. Foi um dos primeiros trabalhos que fiz aqui em Salvador. O primeiro lugar que eu comecei a andar, fotografar muito, mesmo de forma despretensiosa. Fotografo lá desde o final dos anos 1980. Foi o lugar que eu peguei a máquina para ir aos fins de semana. No começo dos anos 1990, um amigo meu historiador viu as fotografias e propôs que fizéssemos um trabalho. Ele é o Jorge Antonio do Espírito Santo. Dentro de um ano, a gente conseguiu fazer uma exposição resgatando o trabalho do negro. De Água de Meninos que eu não conheci, a São Joaquim. Foi um trabalho muito interessante, que me deu página de jornal, participei de seminário, fui pra Recife

Lázaro tenta explicar algo que se conhece apenas sentindo. A Feira de São Joaquim fica no caminho para a Cidade Baixa e ganhou fama pela diversidade. Entram em cena homens e mulheres, todos negros, andando apressados pra lá e pra cá pelas intermináveis vielas. Os feirantes carregam folhas de todos os tipos, peixes, frutas e camarão seco, enquanto se confundem com o branco e as contas do povo de Candomblé, que sai em busca de elementos para o culto aos orixás.

O Candomblé é alvo dos olhares constantes do fotógrafo (Foto: Lázaro Roberto)

Por meio da fotografia, Lázaro Roberto dava visibilidade aos rostos e histórias destas pessoas. É a máxima de acomodar o protagonismo nas mãos dos donos do espetáculo.

“A gente questionava a hereditariedade sobre o trabalho do negro. São muitos negros trabalhando lá. Eu construí uma história trabalhando dentro daquela feira. É uma feira muito rica, o trabalho da mulher, os saveiros, as crianças, o artesanato, os produtos de religiosidade de matriz africana. Só de dentro da Feira de São Joaquim, eu possuo mais de três mil fotogramas. Construí uma história”, conta orgulhoso.

A rotina de Paripe na década de 1990. Orgulho de ser negro (Foto: Lázaro Roberto)

Certamente você já se deparou com imagens antigas e contemporâneas da Feira de São Joaquim. Agora, será que se questionou sobre a origem do fotógrafo? Normalmente, tais imagens são capturadas pelo olhar de pessoas brancas, muitas vindas do exterior. Caso do francês Pierre Verger, que por décadas retratou a rotina da Salvador do século 20.

Mãe Ilda Jitolú no Carnaval de 92, no Curuzu (Foto: Lázaro Roberto)

A qualidade do trabalho de Verger não está em questão, mas enquanto o francês tem livro e fundação, Lázaro Roberto luta para preservar o arquivo de três décadas. “Você percebe que é questão de condição. A fotografia era um espaço para brancos. Eu consegui, com muito custo, produzir muitas imagens e criar o Zumvi Arquivo Fotográfico. Para nos fortalecemos”.

O profissional de 60 anos acredita que o racismo é uma das barreiras para o sucesso maior do Zumvi e fotógrafos negros em geral como Bauer Sá e nomes da nova geração.

Ainda em ritmo de Carnaval… (Foto: Lázaro Roberto)

É uma questão do racismo que existe em Salvador e no Brasil, que impede que o negro avance e consiga seu espaço. Daí a importância da fotografia, porque muita gente não me conhece, sou um fotógrafo começando a ter visibilidade agora. Aqui em Salvador, as pessoas não me conhecem. Então, quando elas veem esse conjunto de imagens de pessoas negras, pensam que eu sou branco! É uma imagem que está incutida na cabeça das pessoas. Hoje eu me sinto mais à vontade, diante da quantidade de fotógrafos negros jovens. Me sinto até mais aliviado.

O grande entrave para Lázaro e outros fotógrafos negros é o acesso. Fotografia é uma profissão cara, os equipamentos, a formação, tudo consome bastante dinheiro. Lázaro conseguiu a primeira máquina em 1982. No caso de Salvador, com 90% da população de homens e mulheres da pele preta, essa disparidade choca e revolta.

Festas populares como a de Iemanjá ganham outro significado com o olhar de fotógrafos negros (Foto: Lázaro Roberto)

“Eu saí documentando a cultura negra e festas populares em Salvador. Foi ali que eu aprendi muito comigo mesmo, com minhas andanças pelas feiras, o Carnaval e o próprio Movimento Negro. Só que, na minha trajetória, não vi fotógrafos negros”.

Lázaro lembra que no início, amigos e conhecidos se espantavam em vê-lo com uma câmera no pescoço. A curiosidade era motivo de chacota. “Acho que foi isso que me deu força para documentar, porque lembro que quando saía com máquina fotográfica, as pessoas me olhavam. Brincavam comigo, ‘você agora é turista, é?’. Depois eu fui entender que não se via negro documentando. A gente via esses instrumentos na mão do branco. Mesmo eu, que já tinha consciência de que queria fazer documentação, memória”.

A Salvador de verdade

Salvador é um dos municípios mais visitados do Brasil. Aliás, soterópolis é a única do Brasil presente em um guia do New York Times com as cidades do mundo para se visitar em 2019. O turismo da região se caracteriza pelas expressões negras e a forte representação histórica presente nas fachadas de casarões e nas intermináveis de igrejas (são 372).

Contudo, a impressão que fica é a de que o negro é utilizado como instrumento de promoção do turismo pelo poder público. E só. A mesma Salvador das baianas do acarajé e da cor esmeralda dos mares, é a de Periperi e Uruguai, bairros que sofrem com a falta de investimento. Lázaro faz questão de contar estas histórias.

“No Carnaval, você vê o negro fazendo o pior trabalho, segurando corda para os brancos brincarem. Você vê toda a cidade vendendo para ver se consegue uma grana. Eu fotografei muita palafita, que aqui em Salvador também chamamos de alagado. Você vê esse tipo de moradia e depois vai na Barra, Pituba ou Caminho das Árvores [bairros de classe média alta] e nota as diferenças. Eu não optei, tive que fotografar minha própria realidade”, salienta.

O negro tem que ser o protagonista do Carnaval de 92 (Foto: Lázaro Roberto)

Uma questão de visibilidade

Embora grande parte do arquivo fotográfico de Salvador tenha sido registrado por pessoas brancas, Lázaro Roberto sabe do poder de seu trabalho na autoestima negra. Durante todo esse tempo, ele foi percebendo os impactos da visibilidade e como a fotografia pode se tornar importante instrumento de mudança.

“Por isso digo que sou fotógrafo documentarista. Estava nas festas populares, estava no Carnaval, no Movimento negro, em palestras, dentro destes espaços, na rua. Eu conheço a minha casa. Eu pego minha máquina e vou à feira, festas populares. Eu fui, enquanto negro, construindo essas memórias. Estou atento ao apartheid que há dentro de Salvador”.

A festa predileta de Lázaro é a Lavagem do Bonfim, que acontece toda a segunda quinta-feira do mês de janeiro. A segunda maior festa popular da Bahia cultua o santo católico, mas também presta respeitos à Oxalá. Homens e mulheres, o povo de santo, baianas do acarajé, todos sobem a Colina Sagrada para celebrar a fé. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia e depois do Culto Ecumênico, segue por oito quilômetros até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Eu fotografo a lavagem há muito tempo. Do tempo que tinham carroças, a gente chegava lá cedo e ainda é, apesar de tudo, uma das festas que o povo consegue mexer com toda a cidade. Antigamente, você via muitas peculiaridades na festas. As carroças, os vendedores de rolete de cana, pessoas vendendo chapéu. Você via durante os oito quilômetros de festa uma novidade atrás da outra. Bandinhas, qualquer um saía. Hoje tá tudo mudado. Organizou demais. Não se organiza povo. Quando se organiza demais, se perdem algumas tradições.

Lázaro não cansa de clicar a Lavagem do Bonfim (Foto: Lázaro Roberto)

Sabe a consciência negra? Ela se reflete em dias como a Lavagem do Bonfim e o 2 de Fevereiro. Tem coisa que melhor que uma criança da periferia ter o retrato feito por um fotógrafo profissional? Melhor, que esse fotógrafo entenda as origens e o que significa ter a pele da cor da noite. Não é uma questão de caridade. É construção coletiva e empatia.

A consciência do meu trabalho é muito importante para uma consciência negra. Eu sempre digo que a minha própria fotografia me deu consciência. Quando eu comecei a fotografar na rua, foi aí que eu vi que minha cidade era negra. Eu praticamente vi o Movimento Negro surgir em Salvador. Mas sempre afirmo que foi a minha fotografia que contribuiu muito com a minha consciência racial

Sobre consciência negra…(Foto: Lázaro Roberto)

Nesse sentido, a democratização proporcionada pela tecnologia não deve ser desconsiderada. Pelo contrário. Os telefones celulares ocupam o espaço de formação, que passa inicialmente pela construção de uma imagem positiva.

A democratização da fotografia, até chegar hoje com o celular, fez com que as pessoas se fotografassem mais. Existem muitos fotógrafos engajados, principalmente dentro do Movimento Negro, fazendo um trabalho de desconstrução da nossa imagem do tempo da escravidão. A imagem dos meios de comunicação, que a Globo usa na novelas e filmes.   Hoje, a gente enquanto negro fotografando, pode desconstruir essa imagem. Na moda, a gente não via negro, hoje já os negros estão desfilando. A imagem corre o mundo e você percebe que pode estar ali. Reverbera para outras pessoas que podem conhecer sua beleza. Inclusive, é um trabalho que eu enquanto fotógrafo, tento fazer. Desconstruir essa imagem de homens e mulheres tidos como feios. Você ressignifica a imagem, trazendo para o campo da beleza. A fotografia tem um papel fundamental na luta antirracista que a gente vem travando há séculos. Dentro do empoderamento dos jovens, das pessoas. É importante você saber usar o instrumento, saber usar a fotografia para desconstruir imagens negativas.

Do total de 30 mil fotos, cerca de 20 mil são feitas por Lázaro. O restante se divide entre parceiros com o Jônatas Conceição (falecido em 2009), um dos diretores do Ilê Aiyê e parte dos fundadores do Movimento Negro Unificado na Bahia. Outro nome é Luiz Orlando, que morreu em 2006 e ficou conhecido pela militância no cinema negro. Lázaro Roberto cuidada das fotografias sozinho e conta com a ajuda de parceiros como o sobrinho José Carlos.

Você pode ajudar Lázaro a manter a cultura afro-baiana viva em um país onde o racismo é regra. Eles estão ainda com uma campanha de financiamento coletivo e os detalhes estão aqui . 

E o Movimento Negro não se constrói sem mulheres

Falta muita coisa para que o Zumvi se projete, se firme dentro dessa cidade. Agora, a gente precisa muito de um espaço. Funcionamos numa pequena sala no fundo quintal da minha casa. Na nossa batalha e luta, temos conseguido pouca coisa do governo por conta da burocracia do Estado. Por isso, estamos procurando outros setores e pessoas. Estamos em campanha de financiamento coletivo, mas não conseguimos atingir nem 20% da meta. Estamos em busca de parceria com o pessoal o Movimento Negro. Muitos nos apoiam, principalmente os mais antigos, mas ainda não conseguimos botar o acervo no lugar que ele tem que chegar.

Para doar:

Banco Bradesco

Conta poupança: 1017472-4

Agência: 3237-9

Beneficiário: Lázaro Roberto Ferreira dos Santos

CPF: 244.660.345-91

 

Leia Também:

O movimento negro e a Constituição de 1988: uma revolução em andamento

O legado de negros muçulmanos que se rebelaram na Bahia antes do fim da escravidão

 

-+=
Sair da versão mobile