Com duas indicações ao Prêmio APCA, espetáculo Preto no Branco reestreia no teatro do Núcleo Experimental

Texto inédito do autor inglês Nick Gill, a comédia PRETO NO BRANCO reestreia dia 5 de dezembro, sexta-feira, às 21h, no TEATRO DO NÚCLEO EXPERIMENTAL. Peça aborda temas como: racismo, preconceito, segregação, consumismo e alienação. Montagem do Núcleo Experimental recebeu duas indicações ao Prêmio APCA, melhor direção para Zé Henrique de Paula e melhor atriz para Clara Carvalho. Elenco reúne ainda os atores Marco Antônio Pâmio, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago.

Retrato crítico da sociedade atual PRETO NO BRANCO mostra a reação de uma família britânica tradicional (de classe média, branca e cristã) ao se deparar com o novo namorado da filha. A peça começa com a família Jones conversando sobre banalidades, a Sra. Jones revela seus medos e fantasias sobre os negros. Durante o almoço, a filha informa que está namorando Kwesi, um jovem afro descendente de origem muçulmana.

As coisas ficam mais vertiginosas quando o Sr. Jones, que é um vendedor de armas, é enviado ao Oriente Médio para fechar uma venda de armas. Além da família, ele agora tem Kwesi como funcionário em seu negócio. O namorado negro, sofre entre o preconceito e a tentativa de assimilação. Durante esse processo, Kwesi se revela a única criatura com bom senso e se vê imerso numa verdadeira armadilha.

“Me interessei pelo texto pela maneira como ele explora o tema do racismo, com muito humor e ironia. Nos coloca frente a frente com nossos preconceitos e, especialmente, com uma estrutura social de classes em que há opressão do capital, colonialismo e segregação, elementos que, apesar de a peça ser inglesa, são infelizmente universais e ecoam as manchetes dos jornais no Brasil de hoje”, afirma o diretor Zé Henrique de Paula.

Montagem enfatiza a artificialidade dos diálogos, criando um jogo cênico que extrapola os limites do real. Há pitadas de farsa na construção dos personagens, que trazem como principal característica dizer tudo aquilo que pensam. Ao longo da peça, o humor cede lugar ao reconhecimento de graves falhas sociais. “Há um contraste entre a primeira metade e a segunda, ampliando a discussão sobre a aceitação do outro e de suas diferenças”, finaliza o diretor.

A concepção visual exagera os elementos característicos de classe média inglesa. O cenário e figurinos, de Zé Henrique de Paula, apresentam uma lente de aumento, exorbitando as cores, as estampas e padronagens. A trilha, composta por Fernanda Maia, faz paródia das vinhetas de séries de TV, com seu universo edulcorado e idealizado. A iluminação é de Fran Barros. Espetáculo estreou em outubro no Sesc Bom Retiro.

PRETO NO BRANCO realizou duas apresentações em maio deste ano dentro do Festival da Cultura Inglesa. E, segundo o autor Nick Gill, que esteve presente nas duas apresentações, a reação foi muito parecida com a das plateias inglesas e francesas, onde a peça já esteve em cartaz: gargalhadas na primeira metade que, gradativamente, cedem lugar a um silêncio constrangido na segunda metade.

Nick Gill: É um jovem londrino de múltiplos talentos: músico, dramaturgo, designer gráfico e tipógrafo. Auto definindo-se como um dramaturgo experimental e investigativo, Nick Gill, aos trinta anos, utiliza-se, entre outros procedimentos, de entrevistas para a elaboração de seus textos e ainda faz algumas de suas apresentações em teatros localizados em bares. Além de peças curtas e Preto no Branco (Mirror Teeth), escreveu: Heaven (2006), A kingdom (2005) e Fiji Land (2007). Está trabalhando em dois textos: 3 seizures e Sand. Preto no Branco (Mirror Teeth), estrou em Londres em 2011 no Finborough Theatre e foi indicada a quatro Off West End Awards, incluindo melhor texto.

Zé Henrique de Paula: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi assistente do cenógrafo J.C. Serroni em Nova Velha Estória e Trono de Sangue. Dirigiu A Comédia dos Erros, Judas em Sábado de Aleluia, É 20! As Folias do Século, Revelação, Noite de Reis, Naked Boys Singing, O Despertar da Primavera, R&J, Mojo, Side Man, Novelo, além das peças do repertório do Núcleo Experimental: Senhora dos Afogados, Cândida, As Troianas – Vozes da Guerra, O Livro dos Monstros Guardados, Casa/Cabul, O Contrato e Bichado. Atuou em O Jovem Hamlet, A Comédia dos Erros, É 20! As Folias do Século, Mojo, Camaradagem e Amargo Siciliano. Indicado ao Prêmio Shell em 2009 e 2010, como Melhor Diretor, por As Troianas – Vozes da Guerra e Side Man, respectivamente e em 2012 como Melhor Cenógrafo por Bichado e Melhor Figurinista por L’Illustre Molière.

Núcleo Experimental: O Núcleo Experimental é um grupo de artistas que se dedica a explorar novos autores e repensar os clássicos. Focando na busca de excelência artística, na formação e aperfeiçoamento de seus atores e na opção por textos que dialoguem com a sociedade contemporânea, uma de suas vertentes é, também, explorar a relação entre a música e o teatro. A vitalidade dos processos de criação é resultado do intercâmbio e maturação da equipe por meio do trabalho com profissionais de formação heterogênea. Além da equipe estável, vários profissionais da cena paulistana participam das montagens. Uma das características que justificam a existência de um grupo é a atividade contínua e rotineira de pesquisa de linguagem. Um repertório só pode ser resultado desta continuidade. Foram 11 peças produzidas, 14 indicações a prêmios e um público direto de mais de 90.000 espectadores. A política de repertório permite ainda ao Núcleo Experimental contar hoje com 55 atores e 14 técnicos.

Para Roteiro

PRETO NO BRANCO – Reestreia dia 5 de dezembro de 2014, sexta-feira, às 21h. Texto:Nick Gill. Direção: Zé Henrique de Paula. Direção Musical: Fernanda Maia. Com a Cia Núcleo Experimental. Elenco: Marco Antônio Pâmio, Clara Carvalho, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago. Duração: 90 minutos. Recomendação: 14 anos. Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia). Sextas e Sábados, às 21h. Domingos, às 19h. Até 21 de dezembro.

OBS: O espetáculo volta em cartaz no Teatro do Núcleo Experimental no dia 16 de janeiro, nos mesmos dias da semana e horários, até o dia 15 de fevereiro. 

TEATRO DO NÚCLEO EXPERIMENTAL – Rua Barra Funda, 637 – Barra Funda, tel: 3259-0898. Capacidade 56 lugares. Bilheteria funciona somente em dias de espetáculo, 1 hora antes do início da sessão. Aceita cartões. Acesso para pessoas com deficiência. Ar Condicionado. Estacionamento na frente do teatro (não conveniado). Café no hall do teatro.

1- Preto no branco - Marco Antonio Pamio e Clara Carvalho - Foto Ronaldo Gutierrez
Foto: Ronaldo Gutierrez
2- Preto no branco - Bruna Thedy e Sidney Santiago - Foto Ronaldo Gutierrez
Foto: Ronaldo Gutierrez
3- Preto no branco - Clara Carvalho e Marco Antônio Pâmio - Foto Ronaldo Gutierrez
Foto: Ronaldo Gutierrez
7- Preto no branco - Thiago Carreira e Bruna Thedy - Foto Ronaldo Gutierrez
Foto: Ronaldo Gutierrez

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Taís Araújo e Lázaro Ramos entram em lista de atores afro-latinos da IndieWire

Aconteceu na surdina. Ao entrar em um debate pautado...

‘King Richard’: Will Smith é pai de Venus e Serena Williams em trailer de filme

Will Smith é Richard Williams, pai de Serena Williams e Venus Williams em King Richard -...

São Paulo: Pinacoteca recebe cerca de 40 obras na exposição ‘Teoria da Cor’ do fotógrafo Miguel Rio Branco

Um dos mais destacados fotógrafos brasileiros do cenário contemporâneo,...

Jornalista baiano lança livro digital sobre cenário da música pop negra em Salvador

O e-book 'Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop...

para lembrar

55 anos da voz: Relembre grandes performances de Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston nasceu dia 9 de agosto de...

Em novo videoclipe, Childish Gambino transforma Beyoncé e Kanye West em cartoons

Childish Gambino lançou clipe em que outros artistas se...

Teatro Experimental do Negro – TEN

1944/1961 - Rio de Janeiro RJ Histórico Idealizado, fundado e dirigido...

‘O Caso do Homem Errado’: Demorou 34 anos para mulheres negras voltarem aos cinemas no Brasil

Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia...
spot_imgspot_img

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=