Com investimento do Google, programa vai apoiar 50 mil empreendedoras na recuperação de seus negócios após pandemia

FONTEO Globo Celina
Investimento será destinado ao programa Potência Feminina, idealizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google.org, braço filantrópico da gigante da tecnologia Foto: Reprodução RME/Google

O Google vai destinar R$ 7,5 milhões nos próximos dois anos para ajudar mulheres e seus negócios a se recuperarem dos impactos econômicos causados da pandemia do novo coronavírus. O investimento será destinado ao programa Potência Feminina, idealizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com apoio do Google.org, braço filantrópico da gigante da tecnologia. A iniciativa ira apoiar pequenos empreendimentos liderados por mulheres por meio de capacitação, aceleração de negócios e capital semente. O objetivo é auxiliar diretamente mais de 50 mil mulheres nos próximos dois anos.

As mulheres estão entre as mais afetadas pela crise econômica agravada pela Covid-19. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora e pelo Instituto Locomotiva, em maio deste ano, 86% dos negócios liderados por mulheres não estavam funcionando, ou funcionavam com menor movimento por causa da pandemia, e 60% das empreendedoras esperam ter no máximo um salário mínimo como rendimento neste período.

Somente na segunda quinzena de março, quando as medidas de isolamento começaram a ser adotadas no país, 7 milhões de mulheres deixaram a força de trabalho, segundo dados da Pnad, do IBGE. Ou seja, ficaram sem trabalho e pararam de procurar um emprego, um contingente 40% superior ao dos homens na mesma condição e no mesmo período.

— Sabemos que a pandemia prejudica inúmeros negócios pelo país. Mas esse impacto é ainda maior dentro do universo feminino, onde o acesso a crédito e a emprego é comprovadamente limitado — afirma Ana Fontes, fundadora do Instituto Rede Mulher Empreendedora.

— A crise gerada pela pandemia afeta a todos, mas de modo desigual, agravando ainda mais as disparidades presentes no Brasil. Acreditamos que, por meio da tecnologia, podemos ajudar quem está sendo mais penalizado a superar os desafios de hoje e, ao mesmo tempo, dar condições para a retomada das atividades em um futuro próximo — reforça Valdir Leme, chefe de marketing do Google.

Programa de capacitação do Institituto Rede Mulher Emprendedora vai apoiar 50 mil mulheres nos próximos dois anos Foto: Ricardo_Godoy / Reprodução RME/Google

As capacitações do Potência Feminina devem impactar mais de 50 mil mulheres de dez regiões periféricas do país. O projeto prevê acelerar 6.350 pequenas empresas lideradas por mulheres por meio de programas presenciais e online, com a metodologia desenvolvida e aplicada pela Rede Mulher Empreendedora há mais de cinco anos em mais de 20 projetos. O foco será no desenvolvimento de habilidades nas áreas de comunicação, negociação, administração do tempo, gestão financeira, autoconfiança, ferramentas digitais e vendas.

Além do apoio a negócios, o programa visa também capacitar mulheres nos temas de empreendedorismo, empregabilidade e tecnologia. O conteúdo será técnico, com ensino do uso de ferramentas digitais e noções básicas de programação, e prático, como redação de currículo, por exemplo. Para aplicar essas capacitações, o Instituto RME treinará tutoras locais e fornecerá computadores e internet para os locais onde serão ministrados os cursos, à distância e presenciais.

Outra iniciativa do Potência Feminina é a promoção de um capital semente a 180 pequenas empresas, que receberão até R$ 10 mil para melhorias e desenvolvimento do próprio negócio, além de orientação, mentorias e acompanhamento técnico por seis meses. Além das ações presenciais, o programa prevê também um programa de autodesenvolvimento com o apoio de conteúdo digital, que poderá ser acessado à distância.

Para a participação dos parceiros, o Instituto Rede Mulher Empreendedora realizará uma chamada pública exclusiva para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos de todo o país. A publicação do edital está prevista para o dia 29 de junho 2020.

-+=
Sair da versão mobile