Comissão Arns e Conectas denunciam Bolsonaro na ONU

FONTEComissão Arns

A Comissão Arns e a Conectas Direitos Humanos levaram, hoje, à 46ª Sessão do Conselho Internacional de Direitos Humanos da ONU, denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro sobre o descaso do governo federal perante a grave crise da pandemia no Brasil.

Maria Hermínia Tavares de Almeida, membro fundadora da Comissão Arns, falou em nome das organizações, :

“A situação do Brasil é desesperadora. A Covid-19 está causando um enorme impacto em perdas de vidas e dificuldades econômicas. A doença atingiu desproporcionalmente a população negra e mais pobre, as comunidades indígenas e tradicionais.

Viemos aqui hoje para denunciar as atitudes recorrentes do presidente Jair Bolsonaro em relação à pandemia.

Ele desdenha das recomendações dos cientistas; ele tem, repetidamente, semeado descredito em todas as medidas de proteção – como o uso de máscaras e distanciamento social; promoveu o uso de drogas ineficazes; paralisou a capacidade de coordenação da autoridade federal de Saúde; descartou a importância das vacinas, riu dos temores e lágrimas das famílias e disse aos brasileiros para parar “de frescura e mimimi”.

Todas as medidas econômicas e sanitárias atualmente em vigor devem-se a iniciativas do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal, dos governadores e prefeitos. É por isso que estamos aqui, hoje, para chamar a atenção deste Conselho e apontar a responsabilidade do Presidente Bolsonaro em promover, por palavras e atos, uma devastadora tragédia humanitária, social e econômica no Brasil”.

 

-+=
Sair da versão mobile