Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará audiência pública no próximo dia 29 para discutir a violência contra jovens negros

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará audiência pública no próximo dia 29 para discutir a violência contra jovens negros. O evento estava marcado para a terça-feira (8), mas foi adiado em virtude da agenda da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, uma das convidadas.

Também serão chamados para o debate o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo; o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcelo Paixão; o professor da PUC de São Paulo Édio Silva Júnior; e o idealizador e coordenador-geral do projeto Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes, Frei Davi.

A audiência é uma iniciativa do deputado Alessandro Molon (PT-RJ). Ele ressalta que dados apresentados pela comissão – referentes ao Mapa da Violência de 2011 – comprovam que são vítimas de homicídio sobretudo os jovens das classes D e E, e, especialmente, negros. “O movimento negro vem defendendo que se faça um debate. A pirâmide demográfica brasileira já se assemelha a países que passaram por guerras, na diminuição em determinadas camadas sociais do número de jovens negros do sexo masculino. Precisamos refletir sobre essa questão”, justifica Molon.

Veja mais sobre o assunto

VIOLÊNCIA RACIAL: Uma leitura sobre os dados de homicídios no Brasil

Mapa da Violência 2011: Morrem 67,1% mais negros do que brancos

 

 

Fonte: Câmara dos Deputados

-+=
Sair da versão mobile