Congresso dos Estados Unidos terá primeiro homem negro líder de partido

Democratas da Câmara escolheram Hakeem Jeffries para suceder Nancy Pelosi, primeiro legislador negro a liderar um partido no Congresso

FONTEPor Daniella Diaz, da CNN
Hakeem Jeffries (Foto: Bill Clark/CQ Roll Call/AP)

Os democratas da Câmara dos Estados Unidos escolheram o presidente do caucus, Hakeem Jeffries, de Nova York, para suceder Nancy Pelosi como líder dos democratas na câmara no próximo ano, um movimento histórico que o tornará o primeiro negro a liderar um dos dois principais partidos em qualquer uma das câmaras do Congresso.

Os democratas da Câmara se reuniram a portas fechadas na manhã de quarta-feira (30) no Capitólio para tomar sua decisão.

Jeffries concorreu sem oposição como líder, com a deputada de Massachusetts Katherine Clark, atual oradora assistente.

Os republicanos têm a maioria no próximo Congresso, então Jeffries, Clark e Aguilar liderarão todos em uma minoria democrata, a primeira em dois mandatos.

Aos 52 anos, Jeffries representará uma mudança geracional do atual triunvirato de líderes democratas da Câmara, que são três décadas mais velhos que ele. Ele se tornou o presidente do caucus democrata em 2019, tornando-se o membro mais jovem servindo na liderança.

Sua ascensão na liderança ocorre depois que Nancy Pelosi, líder da maioria na Câmara, Steny Hoyer, e o líder da maioria na Câmara, Jim Clyburn, anunciaram que deixariam seus atuais cargos de liderança. Espera-se que Clyburn se torne líder assistente no novo Congresso.

Pelosi – que foi designada “Oradora Emérita” em uma votação unânime do Comitê de Política e Direção Democrática da Câmara na noite de terça-feira – abençoou o novo trio de líderes que devem sucedê-los em um comunicado, quando anunciou que renunciaria e voltaria a ser um posto – e – arquivo membro no novo Congresso.

“Um novo dia está amanhecendo – e estou confiante de que esses novos líderes liderarão com competência nosso Caucus e o Congresso”, disse Pelosi.

Durante meses, os legisladores democratas comentaram que a possível saída de Pelosi do Congresso poderia abrir caminho para Jeffries.

Jeffries disse que espera “liderar um esforço que centralize nossa estratégia de comunicação em torno do princípio de mensagem de que valores unem, problemas dividem”.

Ele também elogiou a liderança anterior, mas disse que “mais deve ser feito para combater a inflação, defender nossa democracia, garantir a liberdade reprodutiva, dar as boas-vindas aos novos americanos, promover proteção igualitária perante a lei e melhorar a segurança pública em todo o país”.

-+=
Sair da versão mobile