Congresso inédito em Uberlândia reúne dois mil pesquisadores negros de diversos países

Congresso vai reunir estudantes, professores, ativistas, pesquisadores e gestores públicos em Uberlândia — Foto: ABPN/Divulgação

Evento que ocorre de 12 a 17 de outubro discute a divulgação científica de estudiosos com temas relacionados à população negra e o diálogo com povos africanos.

Por Caroline Aleixo, G1

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai sediar, a partir de sexta-feira (12) até 17 de outubro, o X Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene). O evento ocorre na cidade pela primeira vez e vai reunir cerca de dois mil pesquisadores brasileiros e de países como Colômbia, Argentina, Angola, Moçambique e Portugal.

O encontro vai promover a divulgação científica de estudiosos com temas relacionados à população negra e o diálogo com povos africanos. O Congresso é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) com o apoio da UFU e do Consócio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Coneabs).

Congresso vai reunir estudantes, professores, ativistas, pesquisadores e gestores públicos em Uberlândia — Foto: ABPN/Divulgação

A maioria das atividades ocorrerá no campus Santa Mônica da UFU. De acordo com a organizadora Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, o congresso vai de encontro com a tradicional Festa do Congado de Uberlândia e haverá uma atividade para aproximação dos pesquisadores e alunos com a cultura afro-religiosa que completa 142 anos de realização em 2018.

“Vamos ter diversas atividades acadêmicas, conferências, oficinas de variadas temáticas. No domingo nós teremos uma vivência com os ternos da Congada para que os participantes possam conhecer de perto a cultura e a festa”, disse.

O congadeiro e historiador de Uberlândia, Jeremias Brasileiro, participará de uma mesa redonda sobre “Saberes Tradicionais e Congada” para traçar o paralelo entre a ancestralidade, o presente e o futuro. Também participarão os professores Alecsandro José Prudêncio Ratts, Larissa Gabarra e Antônia Aparecida Rosa. A mesa será no dia 17 de outubro, das 10h às 12h, no Bloco 5R da UFU.

Jeremias lembra que o encontro foi marcado justamente para que os participantes de fora possam ter uma vivência com a manifestação cultural afro-brasileira de descendência africana.

“Para nós, é de suma importância discutir nesse momento tão crucial para a história do país, as questões de justiça e igualdade, as territorialidades quilombolas, as culturas tradicionais e a superação do racismo cada vez mais impregnado na sociedade”, comentou.

Temas
O X Copene abordará temas como a educação para as relações étnico-raciais, história da África e das diásporas africanas, saúde da população negra, pensamento negro, identidade de gênero e feminismos negros, políticas públicas, empreendedorismo negro, entre outros.

Os debates e reflexos acerca das temáticas ocorrerão em variadas áreas do conhecimento científico e sob a perspectiva da resistência, do enfrentamento e do combate às diversas formas de racismo, especialmente a segregação dos negros em espaços sociais e na produção acadêmica.

Além de pesquisadores, o congresso vai reunir professores, estudantes universitários, ativistas dos movimentos sociais, artistas, além de gestores públicos e convidados estrangeiros. Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser adquiridas no site da ABPN.

Atividades do Copene serão realizadas no campus Santa Mônica da UFU em Uberlândia — Foto: Milton Santos/Dirco/UFU
-+=
Sair da versão mobile