Conheça o agarradinho, jeito maranhense de dançar reggae

Ritmo que surgiu no estado via rádios caribenhas foi adaptado ao jeito brasileiro de dançar

FONTEPor Jairo Malta, da Folha de S. Paulo
Fotos de Ingrid Barros durante a inauguração do Museu do Reggae em São Luis, Maranhão (Foto: Ingrid Barros)

O Maranhão é conhecido como a Jamaica brasileira devido a sua longa história com o reggae, que se mantém presente nas periferias de São Luís desde os anos 80. Mas muito além dos estereótipos do regueiro conhecido pelo mundo, em solo maranhense, o estilo é dançado a dois de forma sensual e romântica.

A fotógrafa maranhense Ingrid Barros, comenta que dançar reggae juntinho nem sempre é sobre paixão, mas acredita que sempre seja sobre amor. “Amor pela música. Pela dança. Pelo encontro de corpos livres e desconhecidos que ali se identificam por um ritmo que cruzou o atlântico. Em passos a dois. Agarradinho. Que pra nós, maranhenses, mesmo quando não sabemos dançar, a gente sabe”, afirma Barros.

A origem do Agarradinho é incerta, com várias teorias apontando para a influência de rádios caribenhos ou festas realizadas por marinheiros na região central do estado, mas é provável que a dança seguiu os mesmo passo do ritmo que se popularizou nos bailes da periferia da cidade na década de 90.

Isso aconteceu quando as discotecagens em clubes de reggae começaram a ficar famosas e o ritmo invadiu das grandes rádios locais e surgiu na trilha sonora de programas de TV.

De acordo com o jornalista maranhense Ademar Danilo, idealizador do Museu do reggae, o estilo da dança vem do gingado do bolero e outros ritmos caribenhos comuns na região, incluindo a Rumba, salsa, merengue e reggae. Com o tempo, o agarradinho foi tomando forma e adquirindo suas próprias características, misturando calor, envolvência e sensualidade. Os regueiros mais experientes apresentam passos bem marcados, criando um verdadeiro espetáculo de dança.

Ouvindo as batidas fortes e as famosas “pedradas”, dançar reggae a dois é uma mistura perfeita de pele, seja com um amor, um amigo ou até mesmo com um desconhecido em uma combinação de calor, emoção e sensualidade.

Quer aprender a dançar agarradinho? Barros ensina passo a passo como entrar no ritmo:

Abraço
Abrace seu par, colocando as mãos ao redor do pescoço ou nas costas. Também é possível segurar as mãos.

Fechamento dos olhos
Feche os olhos para se concentrar na música e na dança.

Sintonize-se com a música
Sinta a música e permita que ela o guie. Deixe-a percorrer seu corpo.

Solte o quadril
Deixe a cintura e os pés fluírem com a música para sincronizar com o par.

Se entregue
Reggae é sinônimo de conexão e entrega. Se permita dançar e siga a batida do coração.

-+=
Sair da versão mobile