Conheça o Novo Movimento Musical liderado por Criolo, Rael , Yzalu, e Liniker ( Musica Periferica Brasileira )

No Brasil os movimentos musicais e seus representantes marcam gerações. Podemos citar como exemplo a Bossa Nova, Tropicalismo, a resistência do Samba nos anos 80 e o Próprio Rap Nacional nos anos 90. Hoje em dia não é diferente, a geração de hoje também tem um movimento pra chamar de seu, e é a Música Periferica Brasileira. Geralmente são artistas negros, que saem de diversos pontos perifericos de SP e influenciados pelo soul, mpb, samba e rap, fazem um som original e marginal, umas forma diferente mais arrojada de reivindicar seus direitos e falar de amor.

Enviado pela Equipe Mundo Black para o Portal Geledés 

Um dos ícones desse movimento é o Rapper Criolo, influenciado por Cartola, Chico Buarque e Racionais, estourou no Brasil com seu Álbum Nó na Orelha, que trouxe uma forma diferente de cantar rap, que encantou tanto a periferia quanto a classe media, e seus shows são lotados tanto no Brasil como no Exterior.

Rael por sua vez tem influências óbvias de Gil e Milton Nascimento, ele canta e rima como o Criolo, mas o seu diferencial fica por conta de saber tocar violão, conquistou o Brasil com a música Envolvidão, uma música de amor com levada pop, mas no seu repertório tem músicas de protesto como a música É o Moio.

A representante feminina dessa banca é a Cantora e Compositora Yzalú, ela ficou conhecida por fazer releituras de raps dos anos 90. Suas principais influências são Gal costa, Marisa Monte e Sabotage. Em seu primeiro CD Minha Bossa é Treta, misturou MPB Popular e Rap. Suas músicas mais conhecidas são Mulheres Negras composta pelo rapper Eduardo, e Figura Dificil, música inédita do Sabotage.

Temos também o Liniker, que é uma mistura perfeita de Tim Maia e Ney Matogrosso, um artista que veio pra ficar, que também ficou conhecido pela internet, seus vídeos chegam a mais de 1 milhão de acessos, ele por sua vez não canta músicas de protesto, deixando isto por conta de sua imagem defendendo a liberdade e o direito de cada um ser como quiser ser sem rótulos ou padrões.

+ sobre o tema

Entrevista com Sidney Santiago sobre cinema, teatro e televisão

Sidney Santiago (Guarujá, 1985) é um ator brasileiro....

LeBron James – Pai é sempre pai

LeBron James segura seu filho, Bryce, durante o segundo...

Esposa de Bruno Cortês revela planos para chegada de um ‘Cortesinho’ no ano que vem

Esposa revela planos para chegada de um 'Cortesinho' no...

Anderson Silva adquire mansão avaliada em R$ 2 milhões no Rio de Janeiro

A vida de celebridade e as frequentes aparições em...

para lembrar

A bronca que Machado tinha de Eça

A bronca que Machado tinha de Eça. Numa crítica e...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

A inspirada cinebiografia de Tim Maia

Além da voz marcante e do swing contagiante, Tim Maia...

Noite da Beleza Negra elegeu nova Rainha do Ilê Aiyê e celebrou luta das mulheres negras

O som da Band’Aiyê anunciou a tão esperada Noite da...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=