Controvérsia – Cremes Clareadores

Sugerido por Daniela Ferreira Araújo Silva  via Facebook 

 

Uma cantora africana de Camarões chamada Dencia, lançou uma linha de produtos clareadores luxuosos que prometem clarear não só manchas, mas a pele toda. A moça deu uma de Michael Jackson e mudou de cor, foi de negra à branca graças ao Whitenicious, o tal produto milagroso.

Whitenicious diz usar ingredientes naturais de alta qualidade e promete eliminar manchas em apenas 7 dias! O site da marca é extremamente vago sobre os ingredientes, menciona vitamina C e vitamina E, mas todo mundo sabe que esses ingredientes não retiram manchas ou clareiam. Apesar das minhas pesquisas, não pude encontrar os ingredientes em Whitenicious.

Suspeito que a linha contenha hidroquinona em alta quantidade, acima de 4% e provavelmente esteróides e por isso os resultados são tão rápidos. Esses ingredientes clareiam manchas, porém os efeitos colaterais podem ser terríveis.

Esses cremes afinam a pele, deixando-a extremamente sensível. Pode causar acne severa, estrias, hipertensão e até mesmo certos tipos de câncer.

Apesar desses riscos, o uso desses cremes para clarear o corpo inteiro está mais popular do que nunca. Em partes da África, na Índia, na Coréia e em vários outros países, mulheres estão arriscando a própria saúde por uma pele mais clara.

É um absurdo que em 2014, a pele mais clara ainda seja almejada e conote a ideia de status. Mulheres na Ásia e África que possuem a pele mais clara, têm mais sucesso em suas carreiras e são consideradas mais atraentes. Isso é um enorme retrocesso cultural contra a igualdade racial tão necessária em uma sociedade justa e funcional.

Sociedade esta que não existe, eu sei, mas mesmo na nossa sociedade cheia de falhas, certas atitudes não deveriam ser aceitas. Essa tal cantora deveria usar sua fama para dar um exemplo de beleza e sucesso, independente do seu tom de pele.

Nos EUA, essa prática de clarear a pele é muito criticada e o uso de hidroquinona em altas quantidades e esteróides tópicos é proibido. O Brasil possui atitudes semelhantes quanto a isso. No entanto, em um país onde mais da metade da população é negra ou mista, a devastadora maioria das mulheres em novelas, comerciais e revistas são brancas. Mais de 90% dos políticos brasileiros são brancos e mais de 90% dos vendedores em lojas de luxo em shoppings são brancos.

Morenas e negras são lindas, inteligentes e interessantes e merecem maior e melhor representação na mídia, política e sociedade brasileira em geral. Não vale a pena clarear a pele dramaticamente para se livrar de manchas. Pele escura deve ser celebrada e não clareada.

dencia-creme-clareador

 

Uma bailarina negra na Academia Bolshoi: “Falaram que eu devia branquear a pele”

Fonte: Produtos de Beleza

 

+ sobre o tema

STF julga a regularização de terras quilombolas nesta quarta 18

Por César Augusto Baldi* Nesta quarta-feira 18, véspera do Dia...

São Paulo: As Paparutas – Teatro Infantil

Escrita pelo ator Lázaro Ramos, a peça conta a...

Filho de Robinho dá pedaladas em treino do Milan

Róbson Junior bateu bola com o pai na Itália...

para lembrar

Revolução Crespa

Quase todo mundo, em determinado momento da vida, passa...

Naomi Campbell interpreta mulher misteriosa

A modelo regressa à televisão como actriz na série...
spot_imgspot_img

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...

Carnaval 2025: nove das 12 escolas do Grupo Especial vão levar enredos afro para a Avenida

Em 2025, a Marquês de Sapucaí, com suas luzes e cores, será palco de um verdadeiro aquilombamento, termo que hoje define o movimento de...

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...
-+=