Controvérsia – Cremes Clareadores

Sugerido por Daniela Ferreira Araújo Silva  via Facebook 

 

Uma cantora africana de Camarões chamada Dencia, lançou uma linha de produtos clareadores luxuosos que prometem clarear não só manchas, mas a pele toda. A moça deu uma de Michael Jackson e mudou de cor, foi de negra à branca graças ao Whitenicious, o tal produto milagroso.

Whitenicious diz usar ingredientes naturais de alta qualidade e promete eliminar manchas em apenas 7 dias! O site da marca é extremamente vago sobre os ingredientes, menciona vitamina C e vitamina E, mas todo mundo sabe que esses ingredientes não retiram manchas ou clareiam. Apesar das minhas pesquisas, não pude encontrar os ingredientes em Whitenicious.

Suspeito que a linha contenha hidroquinona em alta quantidade, acima de 4% e provavelmente esteróides e por isso os resultados são tão rápidos. Esses ingredientes clareiam manchas, porém os efeitos colaterais podem ser terríveis.

Esses cremes afinam a pele, deixando-a extremamente sensível. Pode causar acne severa, estrias, hipertensão e até mesmo certos tipos de câncer.

Apesar desses riscos, o uso desses cremes para clarear o corpo inteiro está mais popular do que nunca. Em partes da África, na Índia, na Coréia e em vários outros países, mulheres estão arriscando a própria saúde por uma pele mais clara.

É um absurdo que em 2014, a pele mais clara ainda seja almejada e conote a ideia de status. Mulheres na Ásia e África que possuem a pele mais clara, têm mais sucesso em suas carreiras e são consideradas mais atraentes. Isso é um enorme retrocesso cultural contra a igualdade racial tão necessária em uma sociedade justa e funcional.

Sociedade esta que não existe, eu sei, mas mesmo na nossa sociedade cheia de falhas, certas atitudes não deveriam ser aceitas. Essa tal cantora deveria usar sua fama para dar um exemplo de beleza e sucesso, independente do seu tom de pele.

Nos EUA, essa prática de clarear a pele é muito criticada e o uso de hidroquinona em altas quantidades e esteróides tópicos é proibido. O Brasil possui atitudes semelhantes quanto a isso. No entanto, em um país onde mais da metade da população é negra ou mista, a devastadora maioria das mulheres em novelas, comerciais e revistas são brancas. Mais de 90% dos políticos brasileiros são brancos e mais de 90% dos vendedores em lojas de luxo em shoppings são brancos.

Morenas e negras são lindas, inteligentes e interessantes e merecem maior e melhor representação na mídia, política e sociedade brasileira em geral. Não vale a pena clarear a pele dramaticamente para se livrar de manchas. Pele escura deve ser celebrada e não clareada.

dencia-creme-clareador

 

Uma bailarina negra na Academia Bolshoi: “Falaram que eu devia branquear a pele”

Fonte: Produtos de Beleza

 

+ sobre o tema

Bye, bye, cabelão! Taís Araújo muda o visual e adota estilo ‘Joãozinho’

Lázaro Ramos tem uma nova mulher em casa! Taís...

Chanel Iman, modelo da Victoria’s Secret, afirma que há racismo no mundo da moda

Quantas modelos negras realmente são consagradas no mundo da...

Lauryn Hill é condenada a três meses de prisão por sonegação de imposto

A cantora norte-americana Lauryn Hill foi condenada a três...

Figurinista carioca faz sucesso em festival de ópera na Alemanha

Adriana Braga Peretzki é aquela típica carioca que não...

para lembrar

Tássia Reis fala sobre música, arte e astrologia

Um dos lançamentos mais bem falados deste ano, Outra...

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

Lázaro Ramos e Seu Jorge aparecem em trecho gravado do Oscar

Lázaro Ramos e Seu Jorge apareceram durante a transmissão...

A nova campanha da Gucci só tem modelos negros e isso é maravilhoso

A italiana Gucci parece disposta a entrar na lista...
spot_imgspot_img

Modelos na passarela contra o racismo e pela autoestima dos negros e negras

"Um sorriso negro, um abraço negroTraz....felicidadeNegro sem emprego, fica sem sossegoNegro é a raiz da liberdade..." Assim cantava a sambista Dona Ivone Lara em sua magnífica...

Negra Li diverte ao dançar de pijama e máscara de beleza: ‘Acordei animada’

Negra Li animou seus seguidores do Instagram, neste sábado, ao publicar um vídeo dançando ao som de "No comando", sua música, lançada em 2021....

Atriz Heslaine Vieira trança o cabelo e alerta sobre a alopecia de tração

A atriz Heslaine Vieira, que está no ar como a Ellen na reprise de "Malhação - Viva a Diferença", na Globo, e gravando um...
-+=