Conversa de Portão #4: A literatura de Cidinha de Silva

FONTEECOA

Cidinha da Silva, 53, é uma escritora prolífica e premiada. Mas ainda tem que trabalhar para financiar essa atividade. “85% do meu tempo eu passo trabalhando para conseguir financiar algumas horinhas de escrita durante a semana e no final de semana. Horinhas, mesmo. Horinhas muito caras”, diz a convidada do quarto episódio do Conversa de Portão (a partir de 8:56 do arquivo acima)

Nascida em Minas Gerais, Cidinha mora em São Paulo e tem dezessete livros publicados, entre crônicas, contos e dramaturgias. É editora e fundadora da Kuanza Produções, e em 2019 recebeu o prêmio Clarice Lispector da Biblioteca Nacional pela obra “Um Exu em Nova York”. Suas publicações já foram traduzidas para inglês, espanhol, italiano e alemão. Seus textos, cheios de africanidades e ancestralidades, já foram utilizados também em vestibulares de instituições como USP e Unicamp.

Agora, até as horinhas autofinanciadas estão ameaçadas. Segundo Cidinha, a aprovação da proposta de um imposto de 12% sobre livros acabaria com as editoras independentes. “Esse imposto seria o fim, porque a conta nunca iria fechar. As editoras já pagam impostos. O livro não é coisa não tributada no Brasil. É um tipo de aumento proposto nessa malfadada reforma tributária que quer, na verdade, é robustecer esse projeto de emburrecimento da população”, afirma (a partir de 7:04 do arquivo acima).

O encanto pela palavra está em Cidinha desde que ela aprendeu a ler, quando a atividade tornou-se um divertimento feito com o que lhe chegasse à mão, como quadrinhos e a coleção Para Gostar de Ler, parte da formação literária de muitos brasileiros. Muito disso foi proporcionado por políticas públicas específicas. “Tive a sorte de estudar em escolas públicas que tinham sala de leitura, ou mesmo biblioteca, e eu era frequentadora assídua desses espaços”, conta (a partir de 3:37 do arquivo acima).

Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós Mulheres da Periferia em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes. Todas as terças-feiras, o programa traz a opinião, análise ou histórias de mulheres sobre notícias que são importantes para as mulheres da periferia. Este episódio tem a apresentação da jornalista Jéssica Moreira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify, no Google Podcasts e no Deezer.

-+=
Sair da versão mobile