Copa na África:Africanos flertam com a tragédia e podem ficar sem vaga nas oitavas pela 1ª vez desde 1986

 

Esta é a primeira Copa na África, mas as seleções da casa ainda não convenceram. Os seis representantes – África do Sul, Camarões, Gana, Costa do Marfim, Nigéria e Argélia – já disputaram 11 partidas, mas só venceram uma. O treinador da Costa do Marfim, o sueco Sven-Goran Eriksson, já disse que um empate contra o Brasil, domingo, às 15h30 (horário de Brasília), não é um “mau resultado”. Este será o último compromisso africano na segunda rodada do Mundial. Neste ritmo, a África corre o risco de ficar sem representantes na segunda fase pela primeira vez desde a Copa de 1986, no México.

Camarões perdeu para Dinamarca de virada, no sábado, tornando-se a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa. O resultado deve ter sido especialmente decepcionante para o atacante e estrela Samuel Eto’o, que antes do início do Mundial chegou a dizer que o “mundo deveria se preparar para receber um campeão mundial africano”. Camarões já está fora da lista.

A África do Sul, anfitriã da Copa, alegrou seus torcedores ao marcar o primeiro gol do torneio, mas demonstrou sua imaturidade defensiva ao ceder o empate diante do México e ser massacrada pelo Uruguai por 3 a 0. O treinador Carlos Alberto Parreira ainda sonha, mas para alcançar a vaga nas oitavas os Bafana Bafana precisam golear a França na última rodada e torcer para que México e Uruguai não empatem.

Nigéria mostrou alguma categoria, mas sofre com a ingenuidade de seus jogadores. o meia Sani Kaita recebeu um cartão vermelho por ter acertado um chute fora de campo no grego Vassilis Torosidis. Com um a menos, a Nigéria não resistiu perdeu para a Grécia por 2 a 1. Soma-se a este resultado a derrota para a Argentina na primeira rodada. Para conseguir a vaga, nigerianos terão que passar pela Coreia do Sul e esperar que a favorita Argentina faça sua parte e supere a Grécia.

A Argélia, que perdeu para a Eslovênia e empatou com a Inglaterra, deve vencer os Estados Unidos e torcer para os ingleses derrotarem os eslovenos. Gana, dona da única vitória africana da Copa ( 1 a 0 sobre a Sérvia), lidera o Grupo D, mas ainda assim não inspira muita confiança. Na partida contra a Austrália, os ganeses passaram boa parte do tempo com um jogador a mais, mas não foram capazes de alcançar o triunfo. Lutam por um empate na última rodada, mas terão como adversários a poderosa Alemanha, um país desesperado pela vitória.

A Costa do Marfim tem o Brasil pela frente em seu segundo compromisso neste Mundial. O time liderado por Didier Drogba pode alterar o panorama africano com uma vitória sobre a equipe de Dunga. Caso contrário, terá que se juntar aos outros representantes africanos e começar a fazer contas.

A última vez que o continente africano ficou sem representante na segunda fase da Copa foi em 1982, na Espanha. De lá para cá, cinco países tiveram a oportunidade de ir além da fase de grupo dos Mundiais: Marrocos (1986), Camarões (1990), Nigéria (1994 e 1998), Senegal (2002) e Gana (2006). Destes somente dois alcançaram as quartas de final: Camarões, eliminado pela Inglaterra em 1990, e Senegal, desclassificada pela Turquia em 2002.

Em 1986, Marrocos foi eliminado pela Alemanha nas oitavas de final. Nigéria caiu nas oitavas em duas Copas consecutivas e teve Itália (1994) e Dinamarca (1998) como algozes. O vilão de Gana em 2006 foi exatamente a seleção brasileira comandada Carlos Alberto Parreira.

Fonte: UOL

 

-+=
Sair da versão mobile