Corrente humana protesta contra neonazistas na Alemanha

 

Um corrente humana da 10.000 pessoas foi organizada neste sábado na cidade alemã de Dresde (leste) para denunciar a “marcha fúnebre” de 5.000 neonazistas por ocasião do 65º aniversário do bombardeio da cidade pelos aliados na Segunda Guerra Mundial.

Os extremistas de direita haviam se reunido diante da estação de Neustadt e a polícia informou sobre alguns incidentes menores por parte de manifestantes mais violentos.

Pouco depois, do outro lado do rio Elba, uma corrente humana com 10.000 pessoas foi organizada por iniciativa da prefeita da cidade, Helma Orosz, como uma ação simbólica para defender a ideia de uma “cidade aberta ao mundo, oposta à violência e xenofobia”, segundo destacou.

Durante a tarde, outras milhares de pessoas participaram de ações de bloqueio destinadas a impedir que os neonazistas pudessem chegar à estação, segundo a organização pacifista “Dresde sem nazistas”.

A manifestação organizada todos os anos em fevereiro em Dresde é uma das que reúne o maior número de neonazistas para recordar as 25.000 vítimas civis dos bombardeios aliados contra a cidade, em 13 e 14 de fevereiro de 1945, nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial.

A Saxônia, onde fica Dresde, é o estado regional da Alemanha onde o partido neonazista NPD está mais implantado, com oito deputados no Parlamento regional.

Fonte: Correio Braziliense

-+=
Sair da versão mobile