Criação de empregos formais soma 209 mil e bate recorde para fevereiro

Serviços, indústria e construção lideraram a abertura de vagas.
No bimestre, geração de empregos também é recorde histórico.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho, mostram que foram criados 209,4 mil empregos com carteira assinada no mês de fevereiro.

Este é o melhor resultado para este mês desde o início da série histórica do Caged, há 18 anos. Antes, o melhor mês de fevereiro havia sido registrado em 2008, quando foram abertas 204,9 mil vagas formais.

“Tal resultado situa-se 52% acima da média dos melhores saldos do Caged para o mês de fevereiro, compreendidos entre os anos de 2003 e 2008, mantendo o dinamismo observado no mês anterior”, informou o Ministério do Trabalho.

Carnaval
Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, as férias e o carnaval ajudaram na abertura de vagas no setor de Serviços em fevereiro.

“Todos os grandes centros de turismo carnavalesco [ficaram lotados]. Além disso, a indústria de transformação [registrou] recorde, com comportamento atípico, porque os estoques acabaram. E a construção civil que também teve comportamento recorde, e aí já é consequência dos programa Minha Casa, Minha Vida”, explicou ele.

Janeiro e primeiro bimestre
Em janeiro deste ano, segundo o Caged, foram criados 181,4 mil postos de trabalho com carteira assinada, o que também representou o melhor resultado de toda a série para meses de janeiro.

O resultado do primeiro bimestre de 2010, quando foram criadas 390,8 mil postos de trabalho com carteira assinada, também representa o melhor resultado da história para o período.

O ministro afirmou ainda que o mês de março também baterá novo recorde histórico na criação de empregos formais. O atual recorde para o mês foi registrado em 2008, com a abertura de 207 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Setores
O Ministério do Trabalho informou houve uma “expansão generalizada” do emprego formal em fevereiro. No mês passado, o setor que mais contratou foi o de setor de serviços, com 85,6 mil novas vagas.

Em segundo lugar, aparece a indústria de transformação, com a criação de 63 mil postos formais de trabalho. Em fevereiro, a construção civil criou 34,7 mil vagas e o comércio, 10,6 mil.

O ministro Lupi informou que os serviços, a indústria de transformação e a construção civil registraram recordes de contratação para meses de fevereiro.

Lupi manteve a previsão de que serão criados mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada em todo ano de 2010, o que será o melhor ano da história para a criação de empregos formais, caso o prognóstico se confirme.

Regiões
O governo informou ainda que todas as regiões do país registraram “elevação expressiva” dos emprego formal em fevereiro deste ano, com três delas (Sul, Norte e Nordeste) apresentando saldos recordes.

Na região Sul, segundo o Ministério do Trabalho, foram criadas 49,5 mil vagas em fevereiro, enquanto na região Norte foram abertos 11,1 mil postos. No Nordeste, foram abertos 2,1 mil empregos formais no mês passado.

A região Sudeste liderou a criação de postos, com 120 mil vagas, o maior número absoluto, embora não represente um recorde para meses de fevereiro. Foram abertas 26 mil vagas na região Centro-Oeste.
Fonte: G1

-+=
Sair da versão mobile