No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo no Brasil, com Carla Akotirene e Cidinha da Silva. A conversa discutirá os processos de criminalização e encarceramento em massa da população negra como reflexo do racismo institucional no Brasil, além de explorar as estratégias de fortalecimento coletivo e autodefesa desenvolvidas por essa comunidade.
Durante o encontro, as convidadas também abordarão modelos de justiça baseados em tradições africanas e no pensamento afrocêntrico, promovendo um debate sobre novas possibilidades de resistência ao punitivismo.
Sobre as convidadas:
Carla Akotirene é doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia e autora dos livros Interseccionalidade e Ó pa í, Prezada!, da Editora Jandaíra. Sua mais recente obra, É fragrante fojado Dôtor Vossa Excelência (Editora Civilização Brasileira), é fruto da primeira tese sobre audiências de custódia no Brasil.
Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Autora de livros premiados como Um Exu em Nova York e O mar de Manu, sua publicação mais recente Vamos falar de relações raciais? Crônicas para debater o antirracismo (Autêntica, 2024).
Serviço
Conversa com Carla Akotirene e Cidinha da Silva
Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo no Brasil
Data: 16/10, quarta, às 19h
Local: Teatro do Sesc 24 de Maio, Rua 24 de Maio, 109, São Paulo – 350 metros da estação República do metrô
Ingressos: retirada com 1 hora de antecedência no local
Grátis
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Acompanhe nossas redes:
Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo
350 metros do metrô República
Fone: (11) 3350-6300