CULTNE – III CONAPIR – Marcelo Paixão

 

Cultne registrou com imagens e edição de Filó Filho, entrevistas de Carlos Medeiros e Elias D’ Yansã a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), que aconteceu de 05 a 07 de novembro de 2013, em Brasília (DF). Na oportunidade, registramos o batepapo entre os militantes durante o lançamento do livros de Marcelo Paixão e Amauri Mendes Marli presentes na III CONAPIR.

Cerca de 1400 pessoas participaram de um amplo debate em torno do tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo” na III CONAPIR). O evento teve como principal objetivo reafirmar e ampliar o compromisso do governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no país.

A solenidade de abertura no dia 05 teve a presença da presidente Dilma Rousseff, ministros e convidados que representaram a diversidade etnicorracial brasileira, durante os demais dias até o encerramento da III CONAPIR foram realizados debates em torno da política e das necessidades e especificidades de cada grupo, todo o evento foi transmitidos ao vivo por diversos veículos de informações e pelo site do evento, no qual também poderão ser conferidas entrevistas de participantes, fotos, matérias e vídeos. As atualizações ainda estarão disponíveis nas redes sociais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Twitter e Facebook.

Nos três dias de Conferência, a missão dos(as) participantes foram de apontar caminhos para a construção de um Brasil afirmativo, que considere a importância da inclusão racial nos processos de democratização e desenvolvimento do país. O debate se deu numa conjuntura favorável, com acúmulo de conquistas políticas, econômicas e sociais para o segmento negro que, pela primeira vez representa oficialmente mais da metade da população (50,7%) por autodeclaração, no último Censo do IBGE (2010).

O destaque foi a participação do seguimento dos Povos e Comunidades Tradicionais, sobretudo dos Povos de Terreiros, que tiveram uma grande participação e deram valiosas contribuições aos debates e instrumentos elaborados e deliberados em plenárias. O Povo de Terreiro, no dia 06, ocupou o Senado Federal, durante plenária realizada pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Senado, para reivindicar direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais.

 

Marcelo Paixão – O sexo e a cor da desigualdade.

 

Marcelo Paixão: Racismo no Brasil 

 

Marcelo Paixão: Tempo em Curso 

 

Marcelo Paixão: /Luta contra desigualdades raciais

 

Marcelo Paixão – Tempo em Curso: 7ª Edição de 2011

 

Marcelo Paixão: O Boletim eletrônico “Tempo em Curso”

Fonte: Youtube

-+=
Sair da versão mobile