‘Cura gay’ volta para Comissão de Direitos Humanos

cura gay

O projeto de lei (PL) que prevê o tratamento psicológico a homossexuais, conhecido como ‘Cura gay’, voltou a tramitar na Câmara dos Deputados. O deputado integrante da banca evangélica, Pastor Eurico (PSB-PE), encaminhou a resolução à Comissão de Direitos Humanos (CDH). Na proposta, as pessoas que queiram reverter a homossexualidade teriam direito a acompanhamento de psicólogos.

No ano passado, a comissão recebeu pressão para que a ‘Cura gay’ fosse arquivada e o próprio autor do PL, deputado João Campos (PSDB-GO), decidiu por não levar a proposta adiante. Na época, a CDH era presidida pelo polêmico deputado Marcos Feliciano (PSC-SP).

Para justificar o projeto, Eurico diz que “pessoas que desejam deixar a homossexualidade deveriam ter direito a acolhimento e ajuda profissional. A resolução do Conselho Federal de Psicologia, de 1999, se revela extremamente tendencioso e autoritário. O que se impõe é que a homossexualidade é uma orientação sexual final e irreversível, o que constitui absoluta inverdade”. Segundo o Pastor Eurico, a resolução “privilegia práticas homoeróticas”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças em 1990 e O Conselho Federal Psicologia (CFP) proíbe o tratamento psicológico na conversão de homossexuais desde 1999.

Fonte: SRZD

-+=
Sair da versão mobile