Curso online sobre os Panteras Negras

FONTEPor Pedro Borges, Enviado para o Portal Geledés
(Foto: David Fenton via Getty Images)

O Coletivo Cultural Dijejê organiza entre os dias 10 de Novembro e 10 de Janeiro, curso online sobre o partido dos Panteras Negras. As atividades acontecem no Moodle, plataforma online e-learning, e as inscrições podem ser feitas até o dia 9 de Novembro.

O curso foi dividido em quatro módulos. Os dois primeiros tratam sobre a história do partido e a resistência feminina no interior dos Panteras Negras. Os dois módulos finais apresentam o pensamento das ativistas e intelectuais Erika Huggins e Assata Shakur, figurais centrais na primeira fase da organização.

Jaqueline Conceição, idealizadora e coordenadora do projeto, destaca a importância histórica dos Panteras Negras, movimento que completou 50 anos de sua fundação em outubro deste ano. “Ao lado da organização dos negros no Haiti, dos quilombos no Brasil, os Panteras Negras são um importante formato de luta pela libertação dos pretos na diáspora. Eles são um modelo politico de atuação e de enfrentamento ao capitalismo, ao racismo e como veremos nesse curso, ao machismo”.

Ela ainda aponta que os Panteras Negras têm muito a acrescentar no combate ao racismo e à resistência política preta no Brasil. “Eles podem trazer apontamentos sobre a realidade do negro na sociedade moderna de base industrial. Diferente da luta quilombola, por exemplo, que se articulava em outro contexto histórico, os Panteras Negras marcam sua luta dentro do capitalismo e de uma sociedade de classes”.

No mês de Novembro, o Coletivo Cultural Dijejê propõe também duas atividades gratuitas. Durante a programação do projeto “Gritaram-me Negra”, articulado pelo Sesc Pompéia, zona oeste de São Paulo, acontece, no dia 8 de Novembro, das 19h30 às 21h30, curso sobre Angela Davis. No dia 12, das 10h30 às 17h30, a formação é sobre feminismo negro.

Serviço:

Valor de inscrição – Panteras Negras: R$ 80,00
Faça sua inscrição aqui.
Pague a sua inscrição aqui.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

-+=
Sair da versão mobile