CUT, Força e UGT promovem Oficina

Fonte: Afropress

S. Paulo – Cerca de 40 dirigentes sindicais ligados à CUT, Força Sindical e UGT participaram nesta quarta-feira (30/09) da Oficina de Capacitação Sindical para a Defesa de Cláusulas para a Promoção da Igualdade de Oportunidades para Trabalhadores Negros, promovida pelo Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (INSPIR).

 

A Oficina foi aberta pela manhã, no Secretariado dos Trabalhadores no Comércio, na Rua Formosa, Centro de S. Paulo, com a presença de Victor Baes, secretário geral da Central Sindical Americana (CSA), uma das centrais internacionais que, juntamente com AFL-CIO – apóia o INSPIR e dirigentes das três Centrais.

 

Participaram da mesa de palestras e exposições, a ex-coordenadora da Comissão do Negro e Assuntos Anti-Discriminatórios da OAB/SP, advogada Carmem Dora de Freitas Ferreira, o jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress e a presidente do Conselho da Comunidade Negra do Estado de S. Paulo e da Coordenação Especial do Negro da Prefeitura paulistana, respectivamente, Elisa Lucas e Maria Aparecida de Laia.

 

Segundo a presidente do INSPIR, Cleonice Caetano, também coordenadora da Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários, a proposta é preparar os dirigentes sindicais para a defesa de cláusulas que garantam igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, diante do quadro de exclusão e de discriminação flagrante dos trabalhadores negros. “Vamos continuar preparando os dirigentes sindicais as negociações de cláusulas que combatam a discriminação e garantam igualdade de oportunidades”, disse Caetano.

 

Com esse mesmo objetivo já foram realizadas Oficinas semelhantes em Salvador, Recife e Brasília. As próximas estão previstas para Belém, no Pará, e Santiago, no Chile, envolvendo trabalhadores de toda a América Latina.

Matéria original

 

-+=
Sair da versão mobile