Com a voz mansa e o ar de criança, Dandara de Morais começa a dar os primeiros passos em sua carreira de atriz. Em Malhação, ela vive a adolescente Júlia, filha do professor de matemática interpretado por MV Bill, Antônio. Júlia é uma jovem estudiosa e tímida, criada pelo pai, que sofre ao descobrir que está grávida. Encarar a personagem, seu primeiro trabalho na TV, não foi tão simples para a estreante. “No começo foi difícil porque ela é muito introspectiva. Algumas pessoas achavam que eu estava atuando mal, mas esse é o jeito dela: fala baixo, faz poucos movimentos, fala com o olhar”, explicou Dandara. Segundo a atriz, o entrosamento com MV Bill facilitou a adaptação ao papel. “Tenho uma química muito boa com ele. Parecemos pai e filha de verdade!”, ressaltou.
Na trama, apesar da boa relação entre pai e filha, a descoberta da gravidez fez com que personagem se sentisse envergonhada e insegura para iniciar um diálogo com o pai. Parte dessa insegurança é explicada, sobretudo, pela rigidez com que Antônio criou a filha. “Ela não sabe como tratar questões de sexualidade com o pai. Nunca teve uma figura materna para orientá-la e ele cobra muito dela, porque quer que ela se dê bem na vida”, pontuou Dandara. Sobre gravidez na adolescência, a atriz acredita que Malhação seja um espaço de discussão privilegiado por atingir diferentes públicos. “Apesar do tanto de informação que circula, esses casos são mais comuns do que se parece. E Malhação atinge desde criancinhas até as vovós”, afirmou.
Pernambucana de Recife, Dandara garante que a breve experiência de cinco meses no teatro foi o suficiente para despertar o desejo de atuar. No entanto, ela esperava trabalhar com cinema. “Queria atuar em filmes, jamais cogitei fazer novela. Mas estou me surpreendendo. Está sendo uma ótima experiência”, encantou-se a atriz. A oportunidade de fazer parte do elenco veio a partir do convite para um teste, em julho, quando o elenco já estava definido. “Fiz um teste em maio e não tive retorno. Em julho, me chamaram novamente e, dois dias depois, disseram que eu tinha sido aprovada. Os atores já estavam todos definidos”, contou Dandara, que começou a gravar uma semana após a seleção.
Com a aprovação, Dandara teve de se mudar para o Rio de Janeiro, o que aconteceu há três meses. Aos 20 anos, a atriz mora sozinha com seus dois gatos. Apesar do contato frequente com a família, a preocupação dos pais é constante. “Meu pai me ligava todos os dias e eu dizia que não precisava. Mas às vezes me sinto só, porque ainda não tenho muitos amigos aqui”. Matriculada em uma faculdade de Moda em Recife, a jovem sequer teve tempo de iniciar o curso, mas a paixão por roupas e acessórios ainda a acompanha. “Eu sou a única do elenco que adora provar roupas e mexer nas bijouterias. E também peço para mudar os acessórios e o penteado”, entusiasmou-se.
Em seu tempo livre, Dandara adora ir ao cinema e assistir séries como Gossip Girl, Glee e CSI. Em casa, as descobertas vão além dos textos e roteiros. “Cozinhei pela primeira vez esta semana, mas algumas coisas compro prontas. Não sei nem temperar frango, mas percebi que quando tenho de fazer, faço”, divertiu-se.