Delfim Netto compara domésticas a animais e recebe notificação de ONG

O ex-ministro da Fazenda Delfim Netto comparou empregadas domésticas a animais em um programa de TV. Apesar de ele ter negado a intenção de ofender a categoria, a ONG Doméstica Legal enviou ao ex-ministro uma notificação extrajudicial (um documento enviado a ele por um cartório) pedindo retratação pública.

Delfim fez a comparação no último domingo (4) enquanto participava de uma entrevista no programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Ele lamentou a queda na oferta do número de empregadas domésticas no mercado de trabalho enquanto analisava a ascensão de classes no Brasil.

– Há uma ascensão social incrível. A empregada doméstica, infelizmente, não existe mais. Quem teve este animal, teve. Quem não teve, nunca mais vai ter.

O presidente da ONG, Mario Avelino, afirmou ao R7 que o ideal é que Delfim vá novamente a um canal de televisão pedir desculpas.

– Não se chama 7 milhões de trabalhadores de animais. Ele foi muito infeliz na declaração.

Segundo Avelino, os trabalhadores terão o direito de pedir na Justiça uma indenização por danos morais caso a retratação não seja feita.

– Que sirva de exemplo para quem tem projeção pública. Que ele assuma a humildade do erro, ou as consequencias.

Para o presidente de ONG, Delfim não estava mal intencionado, mas precisa ter responsabilidade sobre as declarações que dá em público em razão dos diferentes níveis de instrução da sociedade.

– Honestamente, não acho que ele tenha dito por maldade, mas o linguajar comum entre os economistas não chega a todos os trabalhadores. Ao contrário: desvaloriza um trabalho que já é discriminado. Os domésticos têm o direito de se sentirem ofendidos. Recebemos e-mails exigindo que tomássemos uma providência.

R7 entrou em contato com a assessoria do ex-ministro, que até a publicação desta reportagem não retornou contato.

Fonte: R7

-+=
Sair da versão mobile