Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

Paula Regina Ávila, pós-graduada pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, recebeu o prêmio da ONG Turma do Bem das mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin

FONTEPor Rose Talamone, do Jornal da USP
Mineira Paula Ávila recebe prêmio "Melhor Dentista do Mundo" da ONG Turma do Bem (Foto: Divulgação)

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com uma trajetória acadêmica que inclui especialização da Unesp e mestrado e doutorado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Paula foi eleita a Melhor Dentista do Mundo na 13ª edição do prêmio criado pela ONG Turma do Bem.

A premiação, que visa reconhecer o trabalho de profissionais da área odontológica, contou com a participação de dez competidores. A escolha do vencedor foi realizada por um júri composto pelos próprios profissionais envolvidos no projeto, considerando critérios como número de atendimentos, presença na imprensa, captação de recursos e mobilização do poder público para a promoção de políticas públicas na área.

Paula recebeu o prêmio das mãos do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em uma cerimônia que emocionou a homenageada. Em entrevista à Rádio USP, Paula compartilhou sua surpresa e felicidade: “Confesso que não esperava, me senti muito surpresa, mas extremamente feliz. Agora, sinto uma responsabilidade ainda maior de fazer parte dessa turma do bem e contribuir para ajudar mais pessoas em Uberaba e em outras regiões.”

Educação como agente de transformação social

A trajetória de Paula na odontologia começou cedo, influenciada por sua odontopediatra aos 8 anos, e sua paixão pela profissão a levou a ingressar na faculdade aos 17. Apesar da ausência do sistema de cotas na época que prestou vestibular, Paula atribui sua conquista a seu esforço próprio, força que impulsionou seu progresso na profissão.

Paula destaca sua origem em uma família que valoriza a educação como agente de transformação social. O pai é economista, mas Paula foi criada somente pela mãe,  pedagoga, e hoje ela própria assume o papel central na criação de suas duas filhas, seguindo os princípios que moldaram sua própria trajetória. 

Cursou aprimoramento e aperfeiçoamento na Unesp em Araraquara e mestrado e doutorado na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, e suas áreas de atuação são odontopediatria, ortopedia funcional dos maxilares e ortodontia. 

Mesmo inserida no universo acadêmico, Paula diz que houve momentos em que acreditava que alguns espaços não lhe cabiam, como fazer mestrado e doutorado, por exemplo. “Sempre fui a única negra em congressos, hoje há mais negros ingressando no ensino superior, mas depois da graduação são poucos que avançam, que têm acesso à educação continuada.” 

Além de seu trabalho voluntário individual em seu consultório, Paula se envolveu com a Turma do Bem atendendo ao convite do também cirurgião-dentista Fábio Bibancos, coordenador da organização. Ao participar da ONG, acabou se tornando coordenadora regional da Turma do Bem e, assim, reativou o trabalho de outros dentistas voluntários na região de Uberaba, cadastrando novos profissionais para contribuir com a causa. 

Paula destaca a importância do trabalho coletivo e de ser feliz na profissão. “Quando a gente trabalha junto, acaba vendo mais resultados e ser um Dentista do Bem vai além de uma profissão para nosso sustento. É uma maneira de encontrar felicidade, ajudar o próximo e ter um retorno humano imensurável.”

A dentista afirma, ainda, que “pertencer a um grupo onde há reconhecimento pelo trabalho e conduta profissional é a melhor sensação da vida”.

Turma do Bem 

A Turma do Bem é uma Organização Não Governamental (ONG) com 20 anos de atuação e que gerencia uma rede de voluntários com mais de 18 mil dentistas atuando em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais. Tem dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. 

Para saber mais sobre a Turma do Bem acesse este link.

-+=
Sair da versão mobile