Deputada é a primeira mulher negra à frente da Cultura na Alerj

Verônica Lima (PT) quer fortalecer arte periférica e trabalhadores do setor

FONTEPor Rafael Lopes, do O Globo
Verônica Lima (PT) durante sessão plenária na Alerj (Foto: Divulgação/Evelyn Lee)

A deputada estadual Verônica Lima (PT) é a primeira mulher negra a chegar à presidência da Comissão de Cultura da Alerj. Ela, que ocupou por três mandatos consecutivos uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Niterói, sempre teve em sua atuação política a cultura como um dos principais focos de atuação. Agora, um de seus objetivos é fortalecer o setor a nível estadual, articulando ações com o Ministério da Cultura, visando a trazer projetos e investimentos para a cultura do estado, valorizando o setor e seus trabalhadores.

Além disso, a parlamentar busca incentivar atividades socioculturais que fortaleçam a produção em favelas e periferias. De acordo com a deputada, a arte e os artistas de rua também são uma prioridade de seu trabalho à frente da comissão.

Verônica Lima comenta que alcançar esse lugar é fruto de conquistas coletivas e dos esforços de muitas que vieram antes dela e dedicaram suas vidas à luta das mulheres negras, do povo negro e dos trabalhadores.

— É um orgulho e uma grande responsabilidade. Quando ocupo esses espaços, nunca estou sozinha e nem cumprindo uma agenda individual. Estou lutando por todas nós e pela vida da nossa população, sobretudo dos menos favorecidos e da nossa juventude negra favelada e periférica — destaca a deputada, que afirma ainda ser preciso divulgar a cultura popular.

-+=
Sair da versão mobile