Deputada federal diz que pedirá investigação de ação da PM contra menores

Jandira Feghali afirma que polícia impedir adolescentes da zona norte do Rio de chegar a zona sul é racismo

Por Nonato Viegas Do É Poca

O governador Luiz Fernando Pezão e seu secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, despertaram a ira da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela promete protocolar na terça-feira (8) um pedido para que o Ministério Público Estadual investigue a prática de racismo na retirada e detenção de adolescentes que tentaram, no fim de semana dos dias 22 e 23, sair da zona norte do Rio com destino a Copacabana.

Conforme noticiou o jornal Extra na ocasião, não havia nada contra os garotos – apenas um deles era branco – a não ser o fato de não portarem dinheiro. No dia seguinte, Pezão afirmou que a ação da polícia era para impedir que crimes ocorressem na zona sul.

“A polícia tem mapeado com inteligência toda essa movimentação de menores, desde o embarque nos ônibus”, defendeu o governador. Beltrame foi na mesma linha no dia 26, em declaração ao jornal O Globo: “Você tem um ônibus de adolescentes que não pagaram a passagem, que não tem o que comer, com fome, e você acha que eles irão voltar como para casa?

Não estou afirmando que iriam roubar, mas acho que nenhuma mãe quer o filho na rua sem dinheiro para passagem e com fome. Boa coisa não pode resultar. São adolescentes em situação de vulnerabilidade, o que não é discutido pela sociedade.”

Jandira Feghali, no documento que preparou ao MPE, classifica a ação como um “verdadeiro acinte à democracia”, além de racismo e desrespeito aos direitos humanos e às liberdades individuais.

-+=
Sair da versão mobile