Desaparecimento de meninos em Belford Roxo é denunciado à ONU

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) denunciou o caso ao Comitê contra o Desaparecimento Forçado da ONU.

FONTEG1
Crianças Belford Roxo — Foto: Reprodução/G1

desaparecimento dos meninos de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, chegou à Organização das Nações Unidas (ONU). Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre Silva, 11, e Fernando Henrique, 12, estão sumidos desde a tarde de 27 de dezembro de 2020.

Conforme publicado pelo jornal Extra, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) denunciou o caso à organização, especificamente ao Comitê contra o Desaparecimento Forçado da ONU.

No relatório, o grupo menciona que o caso continua sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense sem uma conclusão sobre o paradeiro das crianças, o que constituiria “clara violações aos direitos humanos”, e requer que Estado brasileiro se manifeste sobre o assunto.

O MNDH sustenta que o sumiço aciona o disposto em convenção internacional sobre proteção, prevendo que “o direito a vida é inerente à pessoa humana”. O caso também se enquadraria em artigo da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante que “todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.

-+=
Sair da versão mobile