Neste fim de semana o bairro de Interlagos, na zona sul de São Paulo, recebe a segunda edição do desfile da Mostra Criadores em Moda: Mulheres Afro Latinas, que revela ao público um balanço contemporâneo sobre a moda, abordando temas importantes como pluralidade de belezas, criações de roupas e acessórios, além de propor uma discussão acerca das produções de moda que valorizam da maneira devida o cabelo crespo, sua diversidade de penteados e também maquiagens para a pele negra.
O evento, que ocorre no Sesc Interlagos, reúne novos e importantes ateliês de moda da capital paulista, como o Abayomi – influenciado pela cultura da periferia, hip hop e graffiti; Africa Plus Size Fashion Week; Cynthia Mariah – com alternativas para o dia a dia e Xongani – que já teve suas peças utilizadas pela atriz Sharon Menezes. Ao mesmo ao tempo em que exibem suas produções, todas as marcas integram o desfile ‘Corpos Plurais’, que para este ano recebe modelos idosas, transexuais e plus size.
Idealizado por Bárbara Esmênia em parceira com o Manifesto Crespo, coletivo formado por quatro mulheres negras de São Paulo e que tem como objetivo discutir a estética dos cabelos crespos, a Mostra Criadores em Moda tem como princípio celebrar a diversidade e fortalecer as empreendedoras de moda. Em homenagem ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Sesc Interlagos promove ainda oficinas e bate-papo com os ateliês envolvidos no projeto. Os desfiles contam com trilha sonora da DJ Luana Hansen e da cantora Denna Hill.
“Diante de uma estética de corpos tão diversa como é a brasileira, de cores, tamanhos e texturas a mostra de criadoras deste ano visa colocar esses corpos em contraponto ao padrão monocromático, liso e magro das passarelas do ‘mainstream’ da moda,” explica Lúcia Udemezue, uma das membras do Manifesto Crespo.
Em sua maioria encabeçadas por jovens, iniciativas como estas contribuem na luta contra o preconceito e o obscurantismo. A partir da discussão de aspectos da beleza e estética das mulheres negras se formam seres emponderados conscientes de suas características. É preciso conversar sobre o passado dos negros, mas sem deixar de olhar para o futuro.
Onde: Sesc Interlagos – Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial, São Paulo
Quando: sábado, 22/08, às 15h
Telefone: (11) 5662-9500
Saiba mais:https://www.facebook.com/events/1093118480716426/1099558823405725/