Dez anos após ‘Cidade de Deus’, grupo do Vidigal participa em peso de ‘Suburbia’

FONTEO Dia 
(Foto: Divulgação/ Subúrbia)

Rio – ‘Esta é a nova cara da Globo”, bradou, orgulhoso, Fabrício Boliveira, protagonista de ‘Suburbia’, durante o lançamento do seriado que estreia hoje, às 23h50, na emissora. E o ator tem razão: de todo o elenco talvez ele seja o rosto mais conhecido, já que a nova produção aposta em novos talentos.

Em menor escala, o projeto até pode ser comparado ao de ‘Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles e Katia Lund que, em 2002, levou às telas cerca de 200 jovens selecionados em comunidades cariocas. A maior parte deles, do Vidigal. Mais especificamente, do Nós do Morro, grupo teatral que já formou nomes como Roberta Rodrigues e Thiago Martins. “A Kátia Lund foi a grande visionária. Ela já percebia muitas pessoas talentosas aqui dentro”, explica Guti Fraga, que fundou o ‘Nós’ em 1986.

Em 2012, a história se repete: serão 15 atores no seriado, incluindo a participação do próprio Guti, que foi convidado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.

O diretor, que também assina o roteiro, foi à sede da ONG e acompanhou o ensaio de duas bandas adolescentes: As Pérolas Negras e Os Panteras Rap. “Ele convidou a gente para um teste e, quando chegamos lá, era como um vestibular: pessoas de todo o País querendo a vaga”, compara Artur Bispo, de 18 anos, que interpreta Lorival.

Coautor do roteiro de ‘Suburbia’, Paulo Lins escreveu também o livro que deu origem a ‘Cidade de Deus’. Mas ele conta que a ideia para a TV é bem mais antiga: “É um projeto que o Luiz Fernando vem tentando realizar há mais de 20 anos. Bem antes da ascensão da Classe C”.

E o paralelo com ‘Cidade de Deus’ não para por aí. Luciano Vidigal, integrante do Nós do Morro que foi um dos responsáveis pela seleção de elenco do longa, pode falar com propriedade sobre as duas produções. Além de finalizar o documentário ‘Cidade de Deus – 10 anos depois’, que dirigiu com Cavi Borges, ele está no elenco do seriado da Globo como o Sr. Josias.
“Atores negros, câmera solta, veracidade, personalidade, improvisos e favela são algumas das semelhanças entre ‘Suburbia’ e ‘Cidade de Deus'”, compara Luciano.

Outro elo de ligação é Ramon Francisco, que emocionou Guti Fraga pelas lembranças: hoje com 17 anos, ele participou de alguns marcos audiovisuais do grupo, como o clipe ‘Minha Alma’, de O Rappa, e também estava no elenco do filme de Fernando Meireles e Katia Lund. Agora, encontra os amigos em Suburbia. “Juntou o Luiz Fernando e o Paulo Lins e formou um bonde sinistrão! É o bonde da minha vida!”, brinca Guti.

 

 

-+=
Sair da versão mobile