Dia da África é celebrado com Olodum, exposição e debate

O Dia da África, celebrado no dia 25 de maio, é comemorado com atividades culturais no centro de Salvador. A data marca a importância da libertação do povo africano contra o colonialismo e o apartheid, sendo uma data ainda pouco valorizada no Brasil, país com maior número de negros fora do continente africano.

Do Catraca Livre

Como parte das comemorações, o Bando de Teatro Olodum apresentara o espetáculo Áfricas no dia 24 de maio, na Praça Tereza Batista, às 19h. “Áfricas” é o primeiro infanto-juvenil do Bando e traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigido por Chica Carelli, a peça aborda o universo mítico africano em uma tentativa de suprir a falta de referências africanas no imaginário infantil.

No dia 25 de maio, às 19h, o grupo musical Olodum organiza um grande debate no Museu Eugênio Teixeira Leal com a presença da mestra em Direito e Ciências Sociais pela Universidade de Nova York, Elisa Larkin Nascimento; do professor Ivair Augusto Alves, mestre em Ciência Política; de Zulu Araújo, presidente da Fundação Pedro Calmon; de Célia Sacramento, vice-prefeita de Salvador; do presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, e da secretária da Secretaria da Mulher, Olivia Santana.

Arte_Africana-450x299

Instrumentos africanos compõe mostra permanente

Para os amantes da arte, a exposição “Arte Africana” e a “Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi”, que apresentam peças com conteúdo remetente à África e sua cultura, são expostas como parte do acervo permanente do Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho.

 

-+=
Sair da versão mobile