Dia da Consciência Negra: exposição fotográfica dá visibilidade aos negros na UFV

FONTEPor Ivonete da Silva Lopes, enviado ao Portal Geledés
(Foto: Divulgação)

A exposição fotográfica “Existências Negras na UFV” traz 110 imagens  de estudantes e servidores (docentes e  técnicos e terceirizados) negros do campus Viçosa da UFV. A mostra, instalada no hall do Centro de Ensino e Extensão (CEE), ficará aberta ao público entre 18 e 30 de novembro.  A abertura oficial está marcada para amanhã, dia 17, às 16h30, no CEE. As fotografias também estão disponíveis online .

O evento acontece em alusão  alusão ao 20 de novembro, data que nasce como reivindicação do movimento negro. Na década de 1970, o poeta e ativista negro Oliveira Silveira, membro do Grupo Palmares – organização do movimento social negro do Rio Grande do Sul, propôs estabelecer o 20 de novembro  – data da morte de Zumbi dos Palmares – como Dia da Consciência Negra. O objetivo era contestar o enganoso 13 de maio, dia da libertação  oficial dos escravizados no Brasil.  

A exposição é uma atividade desenvolvida na  disciplina Comunicação Organizacional (ERU 356). Estudantes foram incentivados a   registrar com fotografias a existência de discentes, servidores (docentes e técnicos)  e terceirizados negros no campus Viçosa da UFV . Os relatos dos discentes sobre a experiência:  1)  “ainda há poucos negros/as na universidade, sobretudo docentes”;  2)  “surpresa pela felicidade das pessoas negras pelo convite  para  serem fotografadas”.  

Importante destacar que  que este trabalho é resultado do desafio da curricularização da extensão universitária. Podemos dizer que  também é consequência da presença negra na UFV, já que  exposição foi pensada por uma docente negra  em  parceria com o  discente e fotógrafo,  João Luca Pires, também negro. Teve oapoio da  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), do Departamento de Economia Rural (DER) e dos integrantes do Grupo de Pesquisa Meios.

Para ver a exposição online: 

-+=
Sair da versão mobile