Diálogos Insubmissos lança novo livro de Cidinha da Silva: “Um Exu em Nova York”!

Escritora Cidinha da Silva (Foto: Elaine Campos)

“Uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, sobre temas como política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos (principalmente por parte das mulheres), negros e grupos LGBT.” Essa é a definição do novo livro de Cidinha da Silva, autora que lança, no próximo dia 29 de novembro, o seu primeiro livro de contos, intitulado “Um Exu em Nova York”.

Por Jamile Menezes, no Soteropreta

 

Foto: Elaine Campos

 

Cidinha já escreveu 13 obras literárias – sendo oito de crônicas e seus textos pautam as relações raciais e de gênero, publicados no Brasil e no exterior., O novo livro será lançado no Diálogos Insubmissos, iniciativa que vem, durante o ano, uma série de lançamentos e debates de mulheres negras autoras.

O livro mexe fundo no racismo religioso, ambientando-o em situações ficcionais. Tenho muito interesse em empregar a lupa das africanidades e das relações de gênero para ampliar os sentidos do mundo. E nessa mesma trajetória, “Um Exu em Nova York” é uma experiência diferente na forma como venho propondo o tema em minha obra”, explica Cidinha da Silva.

O livro reúne contos que já estavam prontos, como ‘Meia Noite’, ‘O velho e a moça’, ‘Meta-metal’, ‘Válvulas’ e ‘Jangada é pau que boia’, e outros que a autora escreveu para compor a temática que costura os textos do livro, são os casos de ‘Mameto’, ‘Farrina’, ‘Tambor das Minas’ e ‘Sábado’, entre outros contos curtos e longos. Os contos de “Um Exu em Nova York” mostram acontecimentos do dia a dia

 

 

Sobre Cidinha

Autora de 13 livros de literatura entre crônicas para adultos, conto e romance para crianças e adolescentes, Cidinha se destaca no conjunto de escritoras e escritores negros, notadamente aqueles pertencentes a sua geração editorial, ou seja, os que começaram a publicar no século XXI, pelo fato de dedicar-se prioritariamente à crônica, gênero controverso e pouco explorado por escritores negros ao longo da história da literatura brasileira no período contemporâneo.

Um Exu em Nova York – Cidinha da Silva
Conto | Pallas Editora
Público: adulto e juvenil
80 páginas | R$ 28,00 14 x 21 cm

 

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras – Com Cidinha da SIlva, mediação de Mônica Santos

Data: 29 ddenovembro,19h

Onde: Reitoria do IFBA – Canela ( antigo Colégio Maristas)

Apresentação poética do Grupo Ágape

Aberto ao público, sujeito à limitação do espaço.

-+=
Sair da versão mobile