Diáspora Conecta abre inscrição para o Dia.Lab 2022

Serão selecionados oito projetos de profissionais negros para receberem tutoria e assessoramento de consultoras do Brasil e do exterior; Edição deste ano será realizada presencialmente em Salvador, na Bahia, entre os dias 07 e 13 de dezembro

FONTEEnviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

O Diáspora Conecta abre nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Dia.Lab 2022, programa internacional imersivo focado na profissionalização de produtores e roteiristas negros por meio do desenvolvimento de projetos cinematográficos de ficção e documentário, que neste ano será realizado presencialmente entre os dia 07 e 13 de dezembro em Salvador, na Bahia.

A iniciativa é voltada a pessoas apaixonadas pelo cinema, dedicadas ao ofício da escrita e da produção cinematográfica e interessadas em trocar ideias em torno dos processos de criação. Podem se inscrever pessoas negras, maiores de 18 anos, oriundas de qualquer país da Ibero-América e de países africanos de língua oficial portuguesa, com projetos de longa-metragem de ficção ou de documentário em fase de desenvolvimento.

Para esta quarta edição do programa, serão selecionados até oito projetos para receberem tutoria e assessoramento por meio de workshops, palestras, estudos de caso, exibição de filmes e consultorias direcionadas ao aprimoramento das narrativas audiovisuais, ao desenvolvimento profissional e à capacitação criativa e mercadológica dos participantes.

Os interessados em participar do Dia.Lab 2022 podem se inscrever até o dia 10 de outubro pelo link: https://www.diasporaconecta.com.br/lab, no qual também estão disponíveis o regulamento completo e todos os detalhes de participação. Os projetos selecionados serão divulgados na primeira semana de novembro. 

PREMIAÇÕES

Os selecionados desta edição de 2022 vão receber consultorias de um time de  profissionais premiadas do Brasil e do exterior, dentre elas: Xenia Rivery (Havana, Cuba), roteirista, professora e consultora de projetos;  Cláudia Gonçalves (São Paulo, Brasil), produtora executiva e consultora; e Tanya Valette, (Santo Domingo, República Dominicana), produtora executiva e co-gerente da produtora Monte & Culebra SRL.

Os selecionados concorrem ainda ao Prêmio Diáspora, que trata-se de um estímulo ao desenvolvimento narrativo para um dos projetos participantes do Diáspora Lab 2022 no valor de R$10 mil, além de premiações concedidas pelos nossos parceiros:

  • Prêmio Miradasdoc: seleção de um dos projetos de documentário para participar da próxima edição do Fórum de Coprodução África – América Latina AFROLATAM LAB, em 2023, com todas as despesas pagas;
  • Prêmio Paradiso: seleção de um dos projetos de ficção com inclusão do respectivo na Rede Paradiso de Talentos, além de apoio para o desenvolvimento do projeto no valor de R$3 mil.

“Esta edição do Dia.Lab marca a retomada dos encontros presenciais e estamos preparando uma bonita e potente programação para celebrar este novo momento. Trabalhamos bastante nos últimos meses para ampliar os caminhos do laboratório e este ano teremos duas grandes novidades: 01) a criação de um novo espaço, o Dia.Lab Audience; 02) e a ampliação do nosso público. Entendemos que uma chamada internacional com alcance para Ibero-América e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, abre algumas janelas de oportunidade, responde a uma demanda dos últimos anos e oficializa assim a integração que já propomos desde o início das nossas atividades em 2018. Estamos muito animados com a possibilidade de conhecer novas pessoas e mergulhar em histórias que falem do seu território e reescrevam em voz alta cada linha do seu tempo”, declara Emerson Dindo, diretor executivo do Diáspora Conecta.  

Confira abaixo mais informações sobre as profissionais que atuarão como consultoras do Dia.Lab 2022: 

Xenia Rivery (Havana, Cuba)

(Roteirista, professora e consultora de projetos)

Xenia Rivery é roteirista, professora e consultora de projetos. Nos últimos 13 anos foi chefa e coordenadora da Cátedra de Roteiro e do Serviço Internacional de Consultorias da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, EICTV-Cuba. É graduada em Dramaturgia no Instituto Superior de Arte de Cuba (ISA) e em Roteiro para Cinema e Televisão na EICTV. Durante cinco anos coordenou e foi assessora do Curso Latinoamericano de Roteiros, do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, e faz parte da equipe de consultoria do renomado roteirista Eliseo Altunaga. Atuou como assessora em laboratórios e ministrou workshops na Colômbia, na República Dominicana, em Porto Rico e no Brasil. Atualmente, integra o coletivo Viceversa de escrita criativa e assessorias de roteiro. Dentre seus trabalhos, destaca-se o premiado longa-metragem “Tres veces dos”, de Esteban Insausti, Lester Hamlet e Pavel Giroud, Zénith d’Argent de Melhor Ópera Prima no Festival du Nouveau Cinéma.

Claudia Gonçalves (São Paulo, Brasil)

(Produtora executiva audiovisual e consultora)

Claudia Gonçalves é formada em jornalismo com passagem pelo Deutsche Welle, na Alemanha. Desde 2001 trabalha com audiovisual, mas a partir de 2015 direcionou sua carreira para a produção executiva, atuando na liderança de projetos de ficção e non-fiction. Suas principais habilidades são: pitching, negociação de contratos complexos de desenvolvimento, produção e licenças (PSA, LPA, SOW, entre outros), acompanhamento jurídico, negociação e contratação de talentos, diretores e roteiristas, e acompanhamento do desempenho de todos os departamentos.  De 2019 a 2021 atuou na implantação do núcleo de não-ficção da Conspiração. No último ano liderou a equipe que implantou o núcleo audiovisual da Laboratório Fantasma, com enfoque em projetos voltados para a diversidade. Trabalhou na equipe de produção executiva da primeira série original brasileira realizada pela Netflix no Brasil, e também em projetos para Amazon Prime Video, HBO Max, Youtube Originals, Discovery Kids, GNT, entre outros, com algumas indicações a premiações nacionais e internacionais.  

Tanya Valette (Santo Domingo, República Dominicana)

(Produtora executiva e co-gerente da produtora Monte & Culebra SRL). 

Tanya Valette é produtora executiva e co-gerente da produtora Monte & Culebra SRL. É diretora de projetos da Televisão Educativa, do Ministério da Educação, e responsável pelas estratégias de desenvolvimento da Direção Nacional de Cinema da República Dominicana. Foi a sétima diretora da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, EICTV-Cuba, sendo a primeira graduada da escola a assumir o cargo. De 2013 a 2015 foi diretora artística e co-programadora do Festival IBAFF, en Murcia, España, e tem sido analista e jurada de fundos como Ibermedia, FDC da Colômbia, Corporación de Cine de Porto Rico, Fundo de Promoção e Financiamento do Cinema do CNAC, Venezuela, e do Fonprocine da DGCINE, na República Dominicana. Co-produziu “Todos somos marineros”, de Miguel Angel Moulet (Peru / República Dominicana), que estreou no Festival de Rotterdam 2019 e ganhou o Prêmio Fipresci no Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse. Atualmente é diretora do curso de Cinema da Escuela de Diseño y Bellas Artes Chavón.

Mais sobre o Dia.Lab

O Dia.Lab contribui para transformar vidas, carreiras e histórias no Brasil e no exterior. Os principais objetivos do programa são: formar profissionais negros; conectar produtores e roteiristas com o mercado audiovisual; desenvolver carreiras e projetos; criar espaços criativos; e refletir sobre como narrar histórias.

Desde sua criação em 2018, o programa já recebeu 355 inscrições de roteiristas e produtores das cinco regiões do Brasil e selecionou 40 participantes de 13 estados brasileiros e de outros três países. Totalizando 580 horas de atividades de capacitação, o  Dia.Lab teve, até o momento, a presença de 80% de participantes negros e 55% de mulheres. 

Sobre o Diáspora Conecta:

O Diáspora Conecta é uma plataforma internacional dedicada ao desenvolvimento de carreiras para profissionais negros do audiovisual que nos últimos 5 anos recebeu mais de 1000 alunos em suas atividades e impactou cerca de 4 mil pessoas das cinco  regiões do Brasil e de outros 11 países. Acesse nosso site:  https://www.diasporaconecta.com.br/ e fique por dentro das novidades. 

Serviço

O quê: Diáspora Conecta abre inscrições para o Dia.Lab 2022

Quando: Inscrições abertas de 19 de setembro a 10 de outubro de 2022

Link para inscrição: https://www.diasporaconecta.com.br/lab

-+=
Sair da versão mobile