Diplomata venezuelano acredita num processo ‘em paz e transparente’

Luanda – O embaixador da Venezuela em Angola, Jesus Garcia, disse hoje, em Luanda, acreditar que as eleições a terem lugar no próximo dia 31 de Agosto será um processo a decorrer num clima de paz e de transparência.

Jesus Garcia, que apresentava o seu ponto de vista sobre o pleito angolano de 31 de Agosto, em entrevista à Angop, disse estar a “acompanhar e notar” a existência de um processo com transparência e ajustado às regras internacionais.

De acordo com o diplomata venezuelano, Angola está a experimentar o seu próprio processo democrático, “de acordo com a sua condição, o que a torna digna de respeito e exemplo a seguir”.

O facto da realização das eleições constituir um passo importante para a continuidade do processo de democratização do país, a fonte acredita que será um acto a decorrer em paz e transparência porque os angolanos já não pretendem conflitos.

“É um processo que será em paz e transparência porque o povo angolano já não quer mais distúrbios”, enfatizou.

Por outro lado, Jesus Garcia considerou que seria favorável, depois deste (processo eleitoral), que Angola trabalhasse para eleições autárquicas e de governadores, como acontece com a maioria dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na sua opinião, a experiência que a Venezuela tem também poderá servir para que o país possa adquirir experiência, principalmente no processo de “democracia eleitoral participativa”.

“Não aspiramos que Angola implemente o mesmo que a Venezuela mas que caminhe devagar para a solidificação do seu processo democrático”, frisou.

 

 

Fonte: Lista Racial 

-+=
Sair da versão mobile