Djamila Ribeiro é uma das premiadas do Prince Claus Awards 2019

Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais. (Foto- Marcos Alves)

Fundo holandês contempla nomes que inovaram na cultura e desenvolvimento

Do O Globo 

Djamila Ribeiro (Foto: Marcos Alves/Agência O Globo)

A filósofa e ativista Djamila Ribeiro foi anunciada nesta quarta-feira, 4, como uma das contempladas pelo Prince Claus Awards 2019, do fundo holandês Prince Claus. Criado em 1996, o prêmio internacional contempla indivíduos e organizações que inovaram nas áreas da cultura e do desenvolvimento.

Mestra em Filosofia Política, Djamila é autora de “O que é lugar de fala?” e “Quem tem medo do feminismo negro?” (Companhia das Letras). Nascida em Santos, em 1980, idealizou o selo Sueli Carneiro, que incentiva publicações escritas por negras brasileiras, indígenas e LGBTQI+, e foi secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O júri, composto por especialistas de várias disciplinas, incluindo música, artes visuais, curadoria, cinema, arquitetura e urbanismo, é responsável por selecionar, a partir de uma lista de mais de 140 candidatos, sete premiados e dois grandes prêmios. Cada vencedor deverá receber € 100 mil.

A organização deste ano decidiu premiar apenas mulheres ou organizações dirigidas por mulheres. A cerimônia de entrega deve ocorrer no dia 3 de dezembro, em Amsterdã.

Além de Djamila, as outras vencedoras foram Kamala Ibrahim Ishag (artista visual, Sudão), Ambulante (organização de cinema documental do México), Mariam Kamara (arquiteta do Niger), Bill Kouélany (artista visual e escritora de Congo-Brazzaville) e Anocha Suwichakornpong (cineasta tailandesa).

Outros brasileiros que receberam a premiação nos últimos anos foram o arquiteto Jaime Lerner, o poeta Ferreira Gullar, a escritora Ana Maria Machado, o artista plástico Cildo Meireles e o compositor Carlinhos Brown.

-+=
Sair da versão mobile