Documentário “Negror em paisagens”, ganha exibição inédita e gratuita no Centro Cultural do Butantã

As exibições do documentário são parte da construção do filme homônimo, que está em processo

FONTEPor Ribamar, enviado ao Portal Geledés
Foto: Divulgação

“Sheila da Silva desceu o morro do Querosene, região Central do Rio de Janeiro, para comprar três batatas, uma cenoura e pão. Ouviu tiros. Não parou. Apenas seguiu, porque tiros não lhe são estranhos. Sheila da Silva começava a escalar o morro quando os vizinhos a avisaram que uma bala perdida tinha encontrado a cabeça do seu filho e, assim, se tornado uma bala achada. Ela subiu a escadaria correndo, o peito arfando, o ar em falta. Na porta da casa, o corpo do filho coberto por um lençol. Ela ergueu o lençol. Viu o sangue. A mãe mergulhou os dedos e pintou o rosto com o sangue do filho”. Trecho da reportagem “O Golpe e os golpeados” (Eliane Brum – El País, 2016).

A partir dessa história, e muitas outras, e em celebração à luta das Mães de Maio, nasceu “Negror em paisagens – Um Doc sobre o genocídio da juventude negra”, idealizado pelo ator e diretor, Sidney Santiago Kuanza, numa parceria inédita entre o Selo Homens de Cor e a Oxalá Produções. Com direção de Joyce Prado.

Na próxima terça-feira, 28 de fevereiro, a produção será exibida às 19h, com entrada gratuita, no Centro Cultural do Butantã, São Paulo (SP).

– O documentário deseja contemplar a construção e captação de imagens/depoimentos que articule a experiência existencial do sujeito negro a partir de sua integralidade e complexidade, garantindo um panorama que seja plural e explore os impactos da violência em toda sua dimensão pública e privada, questionando narrativas oficiais, protocolos e as verdades construídas pelos estigmas e estereótipos acerca da juventude negra – ressalta Kuanza.

As exibições de “Negror em paisagens” são parte da construção do filme homônimo, que está em processo, e que neste momento tem como intuito ouvir e trocar com à população. A narrativa é construída a partir da performance, de depoimentos e documentos históricos.

Ficha Técnica

Direção audiovisual de Joyce Prado

Roteiro e articulação artística de Sidney Santiago Kuanza

Direção de arte de Jandilson Vieira

Produção de Rafael Ferro

Assistência de direção de Arthur Baeta

Administração de Adriano José

Elenco: Darília Ferreira, Pedrão Guimarães, Diego Garcias e Sidney Santiago Kuanza.

Parceiros, e integrantes, do projeto: Nuna Nunes, Wallace Robert, Jeferson Santos, Pedro Jackson, Diego Cangussu, Irving Bruno, Yan Ragede, Débora Silva (Mães de Maio), Bruno Ramos, Douglas Belchior, Erika Hilton, Micaela Cyrino, Oswaldo Faustino, Mariléa Almeida, Venâncio, Jurema Werneck, Jamaica.

-+=
Sair da versão mobile