Documentário Vovó Leontina

 

Vovó Leontina é um curta documentário que fala sobre a relação familiar que a matriarca Leontina, de 95 anos, estabeleceu com suas filhas, netas e com sua própria vida. Uma família de mulheres negras que resiste, através do Grupo de União e Consciência Negra (Grucon – Cachoeiras de Macacu/RJ), de maneira artística e cultural em um território onde o pensamento racista é muito latente.

por Luana Dias via Guest Post para o Portal Geledés

1_08-ROLO_1-MVI_7273-00_02
Reprodução/Documentário Vovó Leontina
Reprodução/Documentário Vovó Leontina

Sua neta, Celeida Rocha, líder do Grucon, que existe há 35 anos, atua também na área da educação preservando a memória de seus ancestrais negros e positivando os valores civilizatórios afro-brasileiros intrínsecos aos modos de viver e ser dos brasileiros. O documentário, sobretudo, é um relato de atravessamento entre gênero e etnia. Um fragmento de uma história familiar particular e universal. Um pedaço de memória da realidade das famílias negras nas primeiras décadas pós-abolição.

Reprodução/Documentário Vovó Leontina

Esses relatos são contatos através dos olhos de Vovó Leontina e bocas de sua filha Dona Penha e neta Celeida.

O documentário, dirigido por Paulo Rosa e produzido por Luana Dias, é um dos projetos selecionados pelo Edital de Apoio ao Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual (2012), da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Teaser Oficial: https://youtu.be/l_xskwP9kVY

Página Facebook: www.facebook.com/vovoleontina

DESTAQUES DO FILME:

– Selecionado para o VIII Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe Zózimo Bulbul, o documentário Vovó Leontina será lançado em maio, no Rio de Janeiro;

– A convite do CEBRAC (Centro Brasil Cultural), o filme Vovó Leontina será lançado internacionalmente, junto com o livro Vovô Zequinha, escrito pela neta Celeida Rocha, em Zurich, na Suíça, em junho deste ano.

Ficha técnica:

Direção Geral: Paulo Rosa
Direção de Produção: Luana Dias
Direção de Fotografia: Daniel Fagundes
Assistente de Fotografia e Luz: Felipe Drehmer
Segunda Câmera e Montagem: Rodrigo Curi
Som Direto e Desenho de Som: Tiago Emanuel
Argumento: Paulo Rosa e Luana Dias
Finalização: Radar Audiovisual

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.
-+=
Sair da versão mobile