DOSSIÊ “Violências na Universidade: discriminações e suas manifestações”

CHAMADA PARA ARTIGOS – EDIÇÃO ESPECIAL PRAZO PRORROGADO.

 

Por palavras ou ações físicas, a violência tem se alastrado e proliferado no campo acadêmico brasileiro. Humilhações, discriminações e agressões estão fazendo parte do cotidiano de milhares de alunos e profissionais em universidades brasileiras, quer seja por classe social, cor ou etnia, sexo, gênero ou sexualidade. Até que ponto o preconceito tem afetado direta e indiretamente aqueles que permeiam pelas universidades brasileiras? Até onde a intolerância tem sido à força de ataques covardes e cruéis? Como a universidade brasileira vem se transformando em um público apático perante demonstrações de preconceito social, machismo, racismo e homofobia em pleno século XXI?

A Revista Três Pontos faz saber que está aberta ao recebimento de artigos para avaliação e publicação em sua edição especial, que teóricos e/ou empíricos reflitam sobre as expressões de machismo, racismo, homofobia e outras formas de preconceito enfrentadas em universidades brasileiras. Esse dossiê surge como uma resposta acadêmica as diversas experiências de discriminações e violências existentes em universidades no Brasil. Acreditamos que a produção e divulgação de conhecimento científico é uma forma de intervir na sociedade. A data-limite para envio de trabalhos para esse dossiê é o dia 07/10/2013.

As seguintes normas devem ser observadas:

I- O autor deve estar matriculado em algum curso de graduação ou ser formado há, no máximo, seis meses. Ao enviar o trabalho, deve fornecer também imagem de documento que ateste seu vínculo no ensino superior, como comprovante de matrícula ou diploma.

II- O autor deve especificar no assunto do e-mail que está submetendo seu artigo ao dossiê “Violências na Universidade: discriminações e suas manifestações”.

III – O trabalho deve estar em formato “.doc”; caso o autor o encaminhe em outro formato, o artigo será desconsiderado.

IV- O trabalho deve ser inédito (nunca ter sido publicado), sendo a originalidade do mesmo determinante para sua inclusão no periódico.

V- A norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada, e os aspectos mais técnicos e especializados deverão se limitar ao essencial.

VI- A Revista Três Pontos publica trabalhos apenas da área das ciências humanas. Artigos de outras áreas serão desconsiderados.

VII- Os artigos deverão ter entre 4.000 e 8.000 palavras; as resenhas deverão ser sobre livros e não deverão ultrapassar 3.000 palavras; aceitamos também ensaios ligados às áreas sociais e afins. Trabalhos fora destes limites serão desconsiderados.

VIII- Todos os trabalhos submetidos passíveis de serem publicados, que atendam as normas acima, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas anônimos. Apenas com o aceite de ambos o trabalho será incluído em nosso periódico.
IX- Os casos omissos serão definidos pelo Conselho Editorial.

Aceitamos trabalhos em forma de artigos, resenhas e ensaios. Todos os trabalhos submetidos deverão ser enviados ao nosso e-mail, revistatrespontos@gmail.com, que também poderá ser acionado para maiores esclarecimentos.

Em caso de dúvidas ou para maiores informações: revistatrespontos@gmail.com

-+=
Sair da versão mobile